TRANS-VERSALIZAR A CISNORMATIVIDADE ESCOLAR COM OS CONTOS DAS DIFERENÇAS
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19123Abstract
A pesquisa explora o potencial pedagógico de contos infantis com marcas das diferenças na promoção da transversalidade na cultura escolar. Focando na atuação de uma professora transgênera na Educação Básica, a investigação ocorre em uma escola pública do Rio Grande do Sul. A transversalidade é entendida como um meio de dar visibilidade ao que a estrutura normativa hegemônica da escola tende a silenciar. Foi realizado um levantamento de livros com essas marcas na biblioteca da escola, resultando em um quadro de narrativas com potencial para a transversalidade. Esse quadro fundamenta entrevistas semiestruturadas com docentes, cuja análise revela a emergência dessas marcas. A pesquisadora percebe que suas vivências, enquanto pessoa LGBTQIAPN+, funcionam como epistemes que desafiam a cisnormatividade e favorecem novas aprendizagens. A “trans-versalização” surge, então, como uma forma de narrar que evidencia diferenças e questiona normas socioculturais no ambiente escolar.
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