ENTREVISTA MARLÉCIO MAKNAMARA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19496

Abstract

Nesse dossiê convidamos o Prof. Dr. Marlécio Maknamara que possui uma trajetória profissional e acadêmica consolidada no campo dos Estudos Culturais e do Currículo, em destaque as produções de currículo cultural.  Marlécio ao longo das várias perguntas que realizamos nos conta sobre suas experiências, suas redes de pesquisa, seus e suas interlocutores/as teóricos e nos provoca a pensar sobre temas e conceitos que têm na contemporaneidade sido foco de pesquisas e publicações a saber:  currículo cultural não escolar, artefatos culturais, pedagogias culturais não escolares. Vale dizer, que contamos com a sua brilhante participação em uma das aulas da disciplina ofertada.

Provocadas/os por Jorge Larrosa que nos coloca que “o importante não é que nós saibamos do texto o que nós pensamos do texto, mas o que – com o texto, ou contra o texto ou a partir do texto – nós sejamos capazes de pensar” (1998, p. 177)[1], desejamos que os/as leitores/as aproveitem muito essa potente entrevista do querido e generoso Marlécio a fim de que possamos pensar, problematizar e discutir sobre tais temáticas.

 

[1] LARROSA, Jorge. Sobre a lição. In: LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. p. 173 – 183.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paula Regina C. Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Professora titular do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – Furg. Pós-doutora pela Escola de Educação de Coimbra. Editora da Revista Diversidade e Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade 1C do CNPq.

Mais informações: Currículo Lattes

Danilo Araújo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Educação (UFMG). Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão. Líder do grupo de pesquisa Questões e Políticas de Currículo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (GECC) e do Observatório da Juventude, Maranhão, MA, Brasil.

Joanalira Corpes Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande - Furg

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Professora do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação: Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Editora da Revista Diversidade e Educação. Pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad (Gies). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros, gênero e ciência, sexualidades e artefatos e pedagogias culturais

Juliana Ribeiro de Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação pela Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação (PPGEDU/UFRGS). Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisadora do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS), do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE/FURG) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventudes e Educação (GEPEJE/IFSul).

Carin Klein, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS). Seus interesses de pesquisa direcionam-se para as temáticas de gênero, maternidade, infância, juventudes, educação e políticas públicas de inclusão social.

Luciano Nascimento Corsino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Pós-doutor em Educação e Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Antirracismo, Gênero e Juventude (GEPEA/IFRS) e membro do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE)

Published

2025-06-18

How to Cite

RIBEIRO, Paula Regina C.; ARAÚJO DE OLIVEIRA, Danilo; CORPES MAGALHÃES, Joanalira; RIBEIRO DE VARGAS, Juliana; KLEIN, Carin; NASCIMENTO CORSINO, Luciano. ENTREVISTA MARLÉCIO MAKNAMARA. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. especial, p. 11–29, 2025. DOI: 10.63595/de.v13iespecial.19496. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19496. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural não Escolar: múltiplos artefatos em investigação