Sobre o que cantam as mulheres camponesas e Ronderas de Cajamarca?
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.8147Palavras-chave:
Mineração, Canto, Cosmopolítica.Resumo
Este artigo analisa as manifestações de mulheres camponesas e ronderas de Cajamarca (Peru) em forma de cantos sobre a resistência contra o projeto de mineração Conga em espaços de diálogos com diversas audiências simpatizantes da luta. Estes cantos tornam visíveis relações e protocolos com a água e com a terra e restituem a autoridade às relações que permitem a continuidade da vida. O canto é visto assim como uma prática insurgente no sentido que articulam os pactos e as traições guardados na memória oral e torna visíveis os “seres da terra” que padecem dos efeitos da mineração. Os encontros entre estas mulheres e as várias audiências são espaços para estender nossos conhecimentos, sobre as práticas, pensares, entre pessoas de regimes de relação diferentes para uma proposta cosmopolítica. What do the peasant women and Ronderas of Cajamarca sing about? This article examines contestations of peasant women and ronderas (rural patrol) from Cajamarca (Peru) that are performed in songs. These songs are about people`s struggle and resistance against the Conga mining project and are shared in spaces of dialogue with various audiences that support the cause. Connections and protocols to the land and water become visible and these performances restitute authority to relations that allow the flux of life. To sing is seen as an insurgent practice because it articulates pacts and betrayals from the oral memory and sentient earth-beings are turned into view. These encounters between women and various audiences are opportunities for extending our knowing about practices, thoughts, among people of different regimes of relationships for a cosmopolitical proposal. Keywords: Mining, Song, Cosmopolitics.Downloads
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Publicado
2018-07-11
Como Citar
Paredes Penafiel, A. P. (2018). Sobre o que cantam as mulheres camponesas e Ronderas de Cajamarca?. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 23(1), 79–99. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i1.8147
Edição
Seção
Dossiê Temático Conflitos; Injustiça, Desigualdade e Educação Ambiental na América Latina