Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar

Autores

  • Cristine Gerhardt Rheinheimer
  • Teresinha Guerra

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Processo formativos, Projetos de intervenção

Resumo

Neste trabalho, investimos em um processo formativo em Educação Ambiental desenvolvido entre os anos de 2005 e 2008, constituído de dois momentos interdependentes: (1) formação de um grupo de estudos relativos à temática ambiental, envolvendo professores e (2) desenvolvimento de projetos de cunho socioambiental nas escolas. O objetivo do presente artigo foi analisar se ocorreram mudanças na práxis e na realidade das comunidades escolares como resultado desse processo. Considerando a perspectiva da Educação Ambiental crítica e transformadora, optamos pela metodologia da pesquisa-ação-participativa. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a observação participante e as entrevistas do tipo grupo focal e, para análise e interpretação dos dados, a análise textual discursiva. Os resultados desse processo foram: (a) vinculação do conteúdo curricular com a realidade de vida da comunidade escolar; (b) aplicação prática e crítica do conteúdo apreendido; (c) articulação entre conteúdo e problematização da realidade de vida; (d) projeto político-pedagógico construído de modo participativo; (e) aproximação escola-comunidade; (f) possibilidade concreta de o professor articular ensino e pesquisa, reflexão sistematizada e prática docente. Concluímos que processos formativos em EA, associados a projetos de intervenção na perspectiva da pesquisa-ação-participativa, podem configurar-se como um caminho para a imersão da temática ambiental no contexto escolar e também como possibilidade de transformação das realidades investigadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristine Gerhardt Rheinheimer

Instituto de Biociências Programa de Pós-Graduação em Ecologia/UFRGS

Teresinha Guerra

Instituto de Biociências Programa de Pós-Graduação em Ecologia/UFRGS

Downloads

Publicado

2011-07-31

Como Citar

Gerhardt Rheinheimer, C., & Guerra, T. (2011). Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 15(2), 91–120. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1020

Edição

Seção

Artigos