Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Processo formativos, Projetos de intervençãoResumo
Neste trabalho, investimos em um processo formativo em Educação Ambiental desenvolvido entre os anos de 2005 e 2008, constituído de dois momentos interdependentes: (1) formação de um grupo de estudos relativos à temática ambiental, envolvendo professores e (2) desenvolvimento de projetos de cunho socioambiental nas escolas. O objetivo do presente artigo foi analisar se ocorreram mudanças na práxis e na realidade das comunidades escolares como resultado desse processo. Considerando a perspectiva da Educação Ambiental crítica e transformadora, optamos pela metodologia da pesquisa-ação-participativa. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a observação participante e as entrevistas do tipo grupo focal e, para análise e interpretação dos dados, a análise textual discursiva. Os resultados desse processo foram: (a) vinculação do conteúdo curricular com a realidade de vida da comunidade escolar; (b) aplicação prática e crítica do conteúdo apreendido; (c) articulação entre conteúdo e problematização da realidade de vida; (d) projeto político-pedagógico construído de modo participativo; (e) aproximação escola-comunidade; (f) possibilidade concreta de o professor articular ensino e pesquisa, reflexão sistematizada e prática docente. Concluímos que processos formativos em EA, associados a projetos de intervenção na perspectiva da pesquisa-ação-participativa, podem configurar-se como um caminho para a imersão da temática ambiental no contexto escolar e também como possibilidade de transformação das realidades investigadas.Downloads
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Publicado
2011-07-31
Como Citar
Gerhardt Rheinheimer, C., & Guerra, T. (2011). Processos formativos associados a projetos de intervenção como estratégia de imersão da Educação Ambiental no contexto escolar. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 15(2), 91–120. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1020
Edição
Seção
Artigos