TRANSFORMAÇÕES SÓCIO-PRODUTIVAS NA PESCA ARTESANAL DO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS, RS

Autores

  • Paulo André Niederle Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro/RJ
  • Catia Grisa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro/RJ

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2787

Palavras-chave:

Pesca artesanal, sistemas agrários, reprodução social.

Resumo

O artigo focaliza o processo de desenvolvimento histórico da pesca artesanal realizada na região do estuário da Lagoa dos Patos. A atenção está posta na análise da formação e desenvolvimento da Colônia de Pescadores Z3 em Pelotas, RS, e sua interface com o processo geral de desenvolvimento do setor pesqueiro dirigido pelo Estado. A partir do referencial teórico de sistemas agrários (MAZOYER e ROUDART, 2001), identificamse primeiramente as condições sob as quais se passou de uma economia de excedentes ao modo camponês, para um universo sócio-econômico mercantilizado identificado pela atual configuração da economia capitalista. As relações sócio-produtivas e os limites e possibilidades delimitados pelo ambiente, permeiam a evolução e diferenciação de todos os sistemas. São exploradas, igualmente, as conseqüências deste processo sobre a reprodução social das famílias de pescadores, onde, os dados relativos à incidência da pluriatividade, tal qual se configura na agricultura familiar, revelaram resultados que desvelam a relevância que assumem ingressos de renda mais seguros e estáveis advindos de atividades nos demais setores produtivos, ou mesmo de benefícios sociais, se comparados a uma atividade cercada de incertezas, como é justamente o caso da pesca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo André Niederle, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro/RJ

Doutorado de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA-UFRRJ / Université Lyon 2). Engenheiro Agrônomo (FAEM-UFPel, 2004) e mestre em Desenvolvimento Rural (PGDR-UFRGS, 2006).

Catia Grisa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro/RJ

Mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduacão de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ).

Downloads

Publicado

2012-09-22

Como Citar

Niederle, P. A., & Grisa, C. (2012). TRANSFORMAÇÕES SÓCIO-PRODUTIVAS NA PESCA ARTESANAL DO ESTUÁRIO DA LAGOA DOS PATOS, RS. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 16. https://doi.org/10.14295/remea.v16i0.2787