Comportamentos desafiadores e inclusão escolar de uma aluna público-alvo da educação especial na educação infantil: contribuições para a formação continuada em serviço de professores por meio de estágio supervisionado

Autores/as

  • Jéssica Brito UFSCar
  • Bárbara Martins Delpretto UFSM

Palabras clave:

Educação Infantil, Inclusão Escolar, Educação Especial

Resumen

Este trabalho objetiva-se descrever a observação de comportamentos difíceis de uma aluna, público-alvo da educação especial, matriculada na Educação Infantil, além de apontar as estratégias para angariar comportamentos positivos em sala de aula. A metodologia pautou-se na pesquisa qualitativa a partir das observações participantes. Foi proposta a elaboração de regras de comportamentos positivos para que ambas docentes pudessem aplicá-las em sala de aula. Assim, verificou-se que a colaboração com professores a partir de práticas diferenciadas devem ser realizadas com o intuito de assistir as peculiaridades de aprendizagem existentes em uma sala de aula.

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Biografía del autor/a

Jéssica Brito, UFSCar

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFSCar.

Bárbara Martins Delpretto, UFSM

Mestre em educação. Atualmente, é consultor pedagógico na Pearson Education do Brasil e participante do Grupo de Pesquisa GPESP/CNPq - UFSM com ênfase nos temas relacionados a acessibilidade, inclusão escolar e formação de professores.

Publicado

2015-06-08

Cómo citar

Brito, J., & Delpretto, B. M. (2015). Comportamentos desafiadores e inclusão escolar de uma aluna público-alvo da educação especial na educação infantil: contribuições para a formação continuada em serviço de professores por meio de estágio supervisionado. Revista Didática Sistêmica, 16(1), 87–99. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5121

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

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