OS DESLOCAMENTOS OPERADOS NO CURRÍCULO PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11720

Keywords:

Curso de Pedagogia. Formação de Professores. Educação Infantil

Abstract

O artigo apresenta análises de uma pesquisa acerca do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, de forma a compreender os movimentos que possibilitaram que a formação de professores para atuarem na Educação Infantil fosse se configurando como uma demanda. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi desenvolvida por meio da análise de projetos pedagógicos, atas de reuniões e deliberações de diferentes momentos deste curso. Também foram realizadas entrevistas com duas professoras que participaram deste movimento de inserção da Educação Infantil no currículo no curso. Dentre os aspectos que possibilitaram que a formação abarcasse a Educação Infantil destaca-se o movimento mais amplo que está relacionado com o contexto nacional de reconhecimento da infância como um sujeito de direitos, bem como o movimento das professoras integrantes do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE, em defesa da formação das profissionais para atuarem nas creches e pré-escolas.

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Author Biography

Maria Renata Alonso Mota, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG.

Published

2021-06-11

How to Cite

Tavella, A. D., & Alonso Mota, M. R. (2021). OS DESLOCAMENTOS OPERADOS NO CURRÍCULO PARA A FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE – FURG. Revista Didática Sistêmica, 22(2), 27–39. https://doi.org/10.14295/rds.v22i2.11720

Issue

Section

Dossiê Linguagens, Inclusão e Tecnologias: Perspectivas de Governamento na Contemporaneidade

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