GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11656

Keywords:

Artes Visuais. Cultura Visual. Educação. Gênero.

Abstract

Este texto argumenta sobre a importância da educação crítica das imagens para a compreensão das visualidades contemporâneas, buscando entrelaçar os temas de Cultura Visual, Artes Visuais e Gênero. A fundamentação teórica se baseia em Hall (2005) que trata das questões de identidade cultural na perspectiva de um mundo pós-moderno; Hernández (2000; 2007), aborda sobre a necessidade dos estudos da cultura visual para a análise crítica e estética das imagens e Louro (2014), que analisa a produção das diferenças e das desigualdades sexuais e de gênero. Dessa forma, visa-se ampliar os entendimentos sobre os espaços e as maneiras como a cultura se manifesta produzindo ideias e concepções de ser e estar no mundo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fabiana Lopes de Souza, Universidade Federal de Pelotas

Professora de Artes Visuais na rede municipal da cidade de Pelotas/RS; Mestre em Artes Visuais (Centro de Artes-UFPEL); Doutoranda do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas e Bolsista CAPES.

Published

2021-02-05

How to Cite

Souza, F. L. de, & Zamperetti, M. P. (2021). GÊNERO E PEDAGOGIAS CULTURAIS – MULHERES ARTISTAS NAS VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 119–130. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11656