HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA

Autores

  • JOSÉ EDIMAR SOUZA UCS

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v20i1.7881

Palavras-chave:

História da Educação. Projeto Político Pedagógico. História Institucional.

Resumo

A história é construída pelo pesquisador, a partir da seleção de fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir da aplicação de um método. A pesquisa investiga a relação entre a História da Educação e o Projeto Político Pedagógico, ou seja, como a história das instituições se evidencia em pesquisas da área da História da Educação em importantes órgãos e entidades deste campo investigativo, a saber: ANPED, ANPAE e duas revistas, RBE e HISTEDBR. A pesquisa de cunho bibliográfico compartilha a perspectiva da história cultural, pois pretendem ressaltar nos estudos as práticas, as características das instituições presentes nos trabalhos analisados. As entidades pesquisadas referem-se que a temática tem despertado pouco interesse por estes pesquisadores, dos 658 resumos analisados apenas 4 trabalhos foram lidos integralmente. Como resultados identifica-se um campo promissor para futuros estudos, sobretudo, no que se refere a inclusão do histórico das instituições nesse documento da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOSÉ EDIMAR SOUZA, UCS

GRADUADO EM HISTÓRIA - UNISINOS ESPECIALISTA EM GESTÃO DA EDUCAÇÃO - UFRGS ESPECIALISTA EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL - UNIVERSIDADE FEEVALE

MESTRE EM EDUCAÇÃO - UNISINOS DOUTOR EM EDUCAÇÃO - UNISINOS, Bolsista PROEX/CAPES É ASSESSOR

PÓS-DOUTORANDO EM EDUCAÇÃO - UNISINOS Professor e pesquisador do PPG Educação da UCS

Downloads

Publicado

10-12-2018

Como Citar

SOUZA, J. E. (2018). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: POSSIBILIDADES DE PESQUISA. Revista Didática Sistêmica, 20(1), 48–63. https://doi.org/10.14295/rds.v20i1.7881

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo