AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR E EDUCAÇÃO PARA INTEIREZA: DIÁLOGOS COM EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Izabel Cristina de Andrade UNIPLAC
  • Marina Patrício de Arruda UNIPLAC

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Educação para inteireza. Ambientalização Curricular.

Resumo

Instigadas pelos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Saúde e Qualidade de Vida (GEPESVida), professoras e mestrandas do Programa de Pós Graduação em Educação e Ambiente e Saúde da UNIPLAC se lançaram ao desafio de elaboração e execução de um Projeto de extensão que se desenvolveu junto aos educadoras do CEIM Vila Comboni/Lages. A extensão teve como objetivo ampliar a compreensão das educadoras da educação infantil sobre a relação homem e meio ambiente, a partir da discussão sobre os conceitos de Ambientalização Curricular e Educação para Inteireza. A estratégia metodológica adotada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi a pesquisação, metodologia muito utilizada em pesquisa educacional ao promover condições para ações e transformações de situações dentro da própria escola. Realizamos durante 2015 encontros mensais que se configuraram em debates, palestras, dinâmicas de grupo, apresentações teatrais, jogos, brincadeiras, filmagens, construção de estratégias metodológicas e teóricas sobre os temas em questão. Consideramos provisoriamente que os encontros promoveram Educação Ambiental e a Educação para a Inteireza contribuindo para com o processo de desenvolvimento pessoal e profissional.

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Biografia do Autor

Izabel Cristina de Andrade, UNIPLAC

Doutora em Educação

Marina Patrício de Arruda, UNIPLAC

DOUTORA

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Publicado

2019-10-30

Como Citar

Andrade, I. C. de, & de Arruda, M. P. (2019). AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR E EDUCAÇÃO PARA INTEIREZA: DIÁLOGOS COM EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Didática Sistêmica, 20(2), 6–19. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7724

Edição

Seção

Artigos