AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR E EDUCAÇÃO PARA INTEIREZA: DIÁLOGOS COM EDUCADORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Izabel Cristina de Andrade, Marina Patrício de Arruda

Resumo


Instigadas pelos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Saúde e Qualidade de Vida (GEPESVida), professoras e mestrandas do Programa de Pós Graduação em Educação e Ambiente e Saúde da UNIPLAC se lançaram ao desafio de elaboração e execução de um Projeto de extensão que se desenvolveu junto aos educadoras do CEIM Vila Comboni/Lages. A extensão teve como objetivo ampliar a compreensão das educadoras da educação infantil sobre a relação homem e meio ambiente, a partir da discussão sobre os conceitos de Ambientalização Curricular e Educação para Inteireza. A estratégia metodológica adotada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi a pesquisação, metodologia muito utilizada em pesquisa educacional ao promover condições para ações e transformações de situações dentro da própria escola. Realizamos durante 2015 encontros mensais que se configuraram em debates, palestras, dinâmicas de grupo, apresentações teatrais, jogos, brincadeiras, filmagens, construção de estratégias metodológicas e teóricas sobre os temas em questão. Consideramos provisoriamente que os encontros promoveram Educação Ambiental e a Educação para a Inteireza contribuindo para com o processo de desenvolvimento pessoal e profissional.

Palavras-chave


Educação Ambiental. Educação para inteireza. Ambientalização Curricular.

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REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br