As políticas de ensino médio e Educação Física no século XXI

Susana Schneid Scherer

Resumo


Este ensaio explora as potências democráticas, especialmente, com relação à Educação Física escolar, das políticas educacionais brasileiras para o Ensino Médio (EM) no século XXI. Faz-se um levantamento histórico até à entrada na Democracia Nacional (1988) e aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), explanando-se o seio político-educativo consolidado nos anos 2000 com as gestões petistas Lula e Dilma, que consolidaram os objetos focos desta análise: o Decreto 5.154 (2004), o Programa de EM Inovador (2009), Diretrizes Curriculares (2012) e o Pacto Nacional de Fortalecimento do EM (2013).

Palavras-chave


Ensino médio; Políticas educacionais; Educação Física

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REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br