Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física

Autores/as

  • Jéssica Serafim Frasson UFRGS
  • Camila Rosa Medeiros UFRGS
  • Eduardo Batista Von Borowski UNESC
  • Victor Julierme Santos Conceição

Palabras clave:

Acolhimento Institucional, Socialização Docente, Professor de Educação Física Iniciante

Resumen

Este estudo tem como objetivo compreender como se configura o acolhimento institucional e a socialização docente de professores de Educação Física Iniciantes nas escolas públicas de Criciúma, SC. Participaram como colaboradores desta pesquisa sete professores de Educação Física em início de carreira. Nas considerações transitórias compreendemos que o auxílio da Instituição, oferecido no período de inserção profissional, promove interação do docente ao contexto, e ainda, a socialização docente se faz necessária para a troca de experiências e enfrentamento de medos e angústias, porém apontamos um elemento que chamamos de afinidade, onde os professores escolhem com quem querem socializar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jéssica Serafim Frasson, UFRGS

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Especialista em Educação Física Escolar com Ênfase em Psicomotricidade e Jogos cooperativos (CENSUPEG). Mestranda em Ciências do Movimento Humano (UFRGS).

Camila Rosa Medeiros, UFRGS

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Mestranda em Ciências do Movimento Humano (UFRGS).

Eduardo Batista Von Borowski, UNESC

Professor Mestre pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Líder do grupo de estudos e pesquisa em desenvolvimento docente e o mundo do trabalho em Educação Física (GPOM).

Victor Julierme Santos Conceição

Professor Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do grupo de estudos e pesquisa em desenvolvimento docente e o mundo do trabalho em Educação Física (GPOM).

Publicado

2015-09-02

Cómo citar

Frasson, J. S., Medeiros, C. R., Borowski, E. B. V., & Conceição, V. J. S. (2015). Acolhimento institucional e a socialização docente: articulação necessária para o início da docência de professores de Educação Física. Revista Didática Sistêmica, 16(1), 303–314. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5228

Número

Sección

Artigo - GTT Escola

Artículos similares

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.