O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado.

Autores/as

  • José Francisco Baroni Silveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Palabras clave:

Arte circense.Educação física. Ensino.aprendizagem

Resumen

Este artigo resulta de uma pesquisa etnográfica que objetivou investigar como é compartilhado o saber circense nas aulas oferecidas pelo Circo Girassol. Pensando o corpo a partir de referenciais culturais e históricos e a educação como um processo dialógico, considero que na práxis pedagógica do Girassol os artistas-professores primam por uma metodologia centrada no professor onde os malabarismos e acrobacias são transmitidas aos alunos a partir de uma didática da demonstração; os gestos são ensinados através de padrões de movimentos estabelecidos como modelares e corretos; o corpo é educado para uma postura da retidão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Francisco Baroni Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência - FURG. Mestre em Ciência do Movimento Humano - UFRGS. Professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação - IFRS.

Publicado

2014-02-21

Cómo citar

Silveira, J. F. B. (2014). O mundo mágico do circo:o saber incorporado e compartilhado. Revista Didática Sistêmica, 15(2), 125–139. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/3868

Número

Sección

Artigos de Fluxo Contínuo

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.