<b>Deutsche Schulen Urbanas de Rio Grande e Pelotas: entre semelhanças e especificidades (1933-1938) em tempos de transição<b/>

Autores

  • Elomar Tambara
  • Maria Angela Peter da Fonseca

Palavras-chave:

Educação Urbana. Teuto-Brasileira.

Resumo

Neste trabalho analisamos os Estatutos das Sociedades Escolares Allemãs do Colégio Rio-Grandense - Rio Grande e da Escola Teuto-Brasileira – Três Vendas - Pelotas e, a formação de um perfil discente através da ação do professor Arno Ristow, que exerceu o magistério nos dois educandários no período de Nacionalização do Ensino. Entre as fontes utilizadas destacam-se: estatutos da Sociedade Escolar Allemã nas Três Vendas - Pelotas – 1916; estatutos da Sociedade Escolar Allemã do Rio Grande – 1938; caderno de lembrança da visita do professor Arno Ristow à Pelotas - 1981; entrevista com o professor Arno Ristow, Rio de Janeiro – 2011.

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Biografia do Autor

Elomar Tambara

Elomar Tambara, Professor Titular de História da Educação e Pesquisador do CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas

Maria Angela Peter da Fonseca

Maria Angela Peter da Fonseca, Mestre em Educação e Pesquisadora do CEIHE (Centro de Estudos e Investigações em História da Educação), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

2012-09-26

Como Citar

Tambara, E., & Fonseca, M. A. P. da. (2012). &lt;b&gt;Deutsche Schulen Urbanas de Rio Grande e Pelotas: entre semelhanças e especificidades (1933-1938) em tempos de transição&lt;b/&gt;. Revista Didática Sistêmica, 14(1), 70–85. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/2560

Edição

Seção

Artigos