<b>Qualidade de vida e educação: uma avaliação qualitativa por meio da criticalidade auto-organizada</b>

Autores

  • Robert Betito
  • Tabajara Lucas de Almeida

Palavras-chave:

Criticalidade auto-organizada. Percepção do espaço-tempo. Qualidade de vida. Educação. Termodinâmica.

Resumo

Nossas sociedades são entidades biológicas abertas que seguem as leis da criticalidade termodinâmica, sendo auto-organizadas conforme o modelo fractal de Mandelbrot. Aplicado se a lei de potência de Zipf sobre um conceito social de Meadows et al. (1972), pode-se caracterizar a preocupação de muitos (a maioria inconsciente) com pouco (relações espaço temporais restritas), e a de poucos (uma minoria consciente) com muito (eventos humanitários holístas). Questiona-se sobre o nível de consciência que cada pessoa tem de sua posição nesta organização hierárquica, e qual suas alternativas de melhoria de posição. A percepção deste processo identifica a dependência do ‘eu’ do ‘nós’, pois ninguém está isolado nestes sistemas. Abordam-se algumas questões denso-dependentes no desequilíbrio das estruturas sociais através da Tragédia do Bem Comum (Hardin, 1968) e a importância do uso da Teoria da Escolha. Deixa de ser utópica a busca e a concretização de uma melhor Qualidade de Vida, ressaltando-se a importância da Educação igualitária e cooperativa na formação de sociedades mais justas e dignas.

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Biografia do Autor

Robert Betito

Possui doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1999) . Atualmente é professor titular do Fundação Universidade do Rio Grande. Atuando principalmente nos seguintes temas: Jenynsia lineata, Poecilia vivipara, estuário da Lagoa dos Patos, dinâmica populacional, adaptações reprodutivas e iscas-vivas.

Mais informações: Currículo Lattes

Tabajara Lucas de Almeida

Atualmente é professor titular do Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria.

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

2010-03-27

Como Citar

Betito, R., & de Almeida, T. L. (2010). &lt;b&gt;Qualidade de vida e educação: uma avaliação qualitativa por meio da criticalidade auto-organizada&lt;/b&gt;. Revista Didática Sistêmica, 3, 24–40. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1213

Edição

Seção

Artigos