<b>Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia</b>

Autores

  • Suzane da Rocha Vieira

Palavras-chave:

Pedagogia. Formação de Educadores. Diretrizes Curriculares

Resumo

O presente trabalho discute as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia – Resolução CNE/CP n. 1/06 – expedidas em 15 de maio de 2006. Buscou-se compreender o processo que culminou na aprovação das novas diretrizes, bem como verificar o perfil de pedagogo proposto pelo documento. Apresenta-se uma análise dos documentos norteadores do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Educação acerca da formação no curso de Pedagogia. As Diretrizes para o curso de Pedagogia organizam-se em torno de três conceitos, quais sejam: docência, gestão e conhecimento. A docência ocupa posição hegemônica, não apenas por ser a sua base, mas por apresentar uma nova concepção de pedagogo. Desse modo, constatou-se que o perfil de pedagogo apresentado assume uma concepção de docência alargada e atende às demandas da sociedade capitalista ao tomar como princípios norteadores a adaptabilidade, a polivalência e a flexibilidade.

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Biografia do Autor

Suzane da Rocha Vieira

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2007) Professor da Universidade Federal do Rio Grande , Brasil Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

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Publicado

25-03-2010

Como Citar

Vieira, S. da R. (2010). <b>Novas perspectivas para a formação de educadores a partir das diretrizes curriculares para o curso de pedagogia</b>. Revista Didática Sistêmica, 8, 57–70. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1189

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo