A alfabetização no contexto do ensino de nove anos

Autores

  • Simone Beretta Faian Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.
  • Klinger Teodoro Ciríaco Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Prática pedagógica. Proposta Curricular.

Resumo

Este artigo visa promover uma reflexão sobre a rotina de classes de alfabetização e problematizar a prática pedagógica no primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos, bem como refletir sobre os desafios enfrentados pelo professor alfabetizador levando em consideração o ingresso das crianças de cinco anos nesse segmento educacional. Tais aspectos ganham relevância, considerando-se as necessidades que permeiam a mudança da própria estrutura escolar para esta nova organização, a qual tem gerado grandes desafios para todos os envolvidos no processo. Percebe-se que no ambiente escolar há uma série de indagações e debates em torno desta nova organização do Ensino Fundamental, gerando uma relativa insegurança em relação à metodologia de trabalho pedagógico utilizada pelos professores perante a ampliação do ensino para nove anos.

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Biografia do Autor

Simone Beretta Faian, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS Câmpus de Naviraí; Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Ivinhema/MS

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus de Naviraí.

Professor Assistente e Coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS/Câmpus de Naviraí; Doutorando em Educação pela UNESP, Presidente Prudente/SP.

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Publicado

2016-08-30

Como Citar

Faian, S. B., & Ciríaco, K. T. (2016). A alfabetização no contexto do ensino de nove anos. Momento - Diálogos Em Educação, 24(1), 11–40. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4954

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