A SENSIBILIZAÇÃO ESTÉTICO-AMBIENTAL
uma ferramenta educacional de mudança e sensibilização
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17002Palavras-chave:
Sensibilización estético-ambiental. Herramienta de cambio y sensibilización. Educación Estético-Ambiental. Proceso docente-educativo. Formación integral.Resumo
O trabalho se centra em um estudo descritivo-bibliográfico sobre a sensibilização estético-ambiental que, como ferramenta metodológica fundamental da Educação Estético-Ambiental (EEA), é efetiva no processo docente-educativo para promover nos seres humanos a capacidade de percepção (e criação) estético-artística, o cuidado da natureza humana e não humana, e o desenvolvimento de relações interpessoais e sociais, desde uma perspectiva estética. O objetivo é descrever e aprofundar na sensibilização estético-ambiental como ferramenta educacional de mudança e sensibilização, através da pesquisa de referências bibliográficas e vivências práticas relativas ao objeto de estudo. Com uma projeção eminentemente qualitativa e uma concepção descritiva-bibliográfica, o trabalho tem suporte nos critérios de alguns teóricos da sensibilização e correlativos, bem como de Pablo René Estévez, criador da Educação Estético-Ambiental. Finalmente, o desenvolvimento de ações de sensibilização estético-ambiental favorece o cultivo dos sentidos estéticos e da sensibilidade, como expressões de uma formação mais integral do ser humano, orientada à transformação, sensibilização e conscientização cidadã, e especialmente, a favor da construção de uma sociedade mais justa, próspera e esteticamente sustentável.
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