EFEITOS DA PANDEMIA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14061

Palavras-chave:

COVID-19. Educação superior. Prática docente. Tecnologias da informação e educação.

Resumo

A pandemia por Covid-19 provocou alterações sociais e econômicas diretamente relacionadas à letalidade da doença e ao isolamento social imposto para conter a propagação do coronavírus. No cenário educacional, a suspensão das aulas presenciais demandou dos professores a reformulação da prática docente, com a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação como expertises necessárias à continuidade do processo educativo. Este artigo investiga as mudanças causadas pela pandemia de Covid-19 na prática docente dos professores do curso de Pedagogia da Faculdade Ieducare - FIED. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, desenvolvido por meio da pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados SciELO, Scopus e Google Academic e da aplicação de questionários online pelo Google Forms, contendo perguntas objetivas e subjetivas, aos 15 professores do curso de Pedagogia da Faculdade Ieducare – FIED. As informações obtidas a partir das respostas dos participantes foram analisadas de forma quantitativa por estatística descritiva, destacando percentuais, frequências e valores médios, codificados manualmente. A partir da análise dos dados, foi possível observar que, em um curto período de tempo, os professores se ajustaram ao emprego das tecnologias e que essas se mostraram essenciais para seu desempenho profissional. Tais adequações exigiram dos educadores maiores habilidades, maior disponibilidade de tempo e reformulação de sua práxis, tudo isso em consonância com as demais obrigações profissionais e pessoais, o que, por vezes, resultou na sobrecarga e na exaustão.

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Biografia do Autor

Francisco Elionardo de Melo Nascimento , Faculdade Ieducare - FIED/ UNINTA

Professor dos cursos de Pedagogia e Direito da Faculdade IEDUCARE - FIED/ UNINTA; Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (PPGS/UECE); Membro Pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Conflitualidade e Violência (COVIO). 

Grazielly Stefany Pinto Fontinele, Faculdade Ieducare - FIED

Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, Sobral-CE e em Pedagogia pelo Centro Universitário Inta-UNINTA, Tianguá-CE.

Laís Raiane Feitosa Melo Paulino, Faculdade Ieducare - FIED/UNINTA

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - (UVA); Mestra em Biotecnologia pelo programa de Pós-graduação em Biotecnologia - (PPGB) da Universidade Federal do Ceará; Doutoranda em Biotecnologia pelo RENORBIO-UFC; Integrante do Laboratório de Fisiologia da Reprodução - LABIREP; Professora da Faculdade Ieducare FIED/UNINTA; Gestora de Pesquisa e Extensão dos cursos de Pedagogia e Odontologia da Faculdade Ieducare FIED/UNINTA. 

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Publicado

2022-11-26

Como Citar

de Melo Nascimento , F. E. ., Fontinele, G. S. P., & Paulino, L. R. F. M. . (2022). EFEITOS DA PANDEMIA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO CURSO DE PEDAGOGIA. Momento - Diálogos Em Educação, 31(03). https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14061

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