Inclusão digital: uma via para a responsabilização individual

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9235

Mots-clés :

Tecnologias da Informação e Comunicação, Empresariamento, Aprendizagem.

Résumé

A partir de uma pesquisa documental acerca da inserção e do uso das tecnologias digitais na educação pública escolarizada no Brasil, no período de 1980 a 2017, o objetivo deste artigo é problematizar práticas discursivas mobilizadas por meio de políticas que disseminam a inclusão digital pelas vias da escola nos últimos quarenta anos. A analítica que sustenta a problematização foi desenvolvida a partir do conceito foucaultiano de discurso. Demonstra-se que os primeiros movimentos de inserção e uso das tecnologias digitais na educação pública brasileira têm início com a ideia de inserção; mais tarde, tal processo reconfigura-se em universalização; e, no último decênio, é compreendido como inclusão. Atrelado à noção de inclusão digital, os discursos propagados na segunda década do século XXI enfocam a necessidade de responsabilização individual.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Carine Bueira Loureiro, Instituto Federal Rio Grande do Sul

Doutora em Educação, professora do Mestrado Profissional em Informática na Educação e do Mestrado Profissional em Educação Profissional do Instituto Federal Rio Grande do Sul

Carolina Birnfeldt

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Unisinos. Licenciada em Matemática no Instituto Federal Rio Grande do Sul.

Júlio Xandro Heck

Pós-doutorado em Biotecnologia, doutor em Biologia Celular e Molecular, mestre em Microbiologia Agrícola e do Ambiente. Professor do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) do Instituto Federal Rio Grande do Sul (IFRS).

Références

BIESTA, Gert. O dever de resistir: sobre escolas, professores e sociedade. Educação. Porto Alegre, v. 41, n. 1:21-29, janeiro/abril 2018.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. PRONINFE – Programa Nacional de Informática Educativa: documento orientador. Brasília: MEC, 1989.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. PROINFO – Programa Nacional de Informática na Educação: diretrizes. Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Projeto Um Computador por Aluno. Brasília: Escola Superior de Redes, 2010a.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução/FNDE/CD/nº 17, de 10 de junho de 2010b. Estabelece normas e diretrizes para que os Municípios, Estados e o Distrito Federal se habilitem ao Programa Um Computador por Aluno - PROUCA, nos exercícios de 2010 a 2011, visando à aquisição de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, no âmbito das redes públicas da educação básica. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/acesso a informacao/institucional/legislacao/item/3399-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-17-de-10-de-junho-de-2010>. Acesso em: 27 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.602, de 28 de dezembro de 2017a. Dispõe sobre a implementação, junto às redes de educação básica municipais, estaduais e do Distrito Federal, das ações do Programa de Inovação Educação Conectada, instituído pelo Decreto no 9.204, de 23 de novembro de 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=82391-portaria-1602&category_slug=fevereiro-2018-pdf-2&Itemid=30192>. Acesso em: 27 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Inovação Educação Conectada: inovação tecnológica impulsionando a educação pública brasileira. Brasília: MEC, 2017b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=77461-conceito-do-programa-de-inovacao-educacao-conectada-pdf&category_slug=novembro-2017-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 27 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Inovação Educação Conectada. Brasília: MEC, 2017c. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=77471-diretrizes-e-criterios-do-programa-de-inovacao-educacao-conectada-pdf&category_slug=novembro-2017-pdf&Itemid=301>. Acesso em: 27 jun. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2019.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

CASTELS, Manuel. Redes de indignação e esperança. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

NIED. Núcleo de Informática Aplicada à Educação – Universidade Estadual de Campinas. Projeto Educom: Proposta Original. Memo. Campinas, n. 1, 1983.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

GADELHA, Sylvio. Empresariamento da sociedade e da educação: o complexo corpo-subjetividade do homo oeconomicus neoliberal, o imperativo da alta performance e seus efeitos. In: RESENDE, Haroldo de (Org.). Michel Foucault: a arte neoliberal de governar e a educação. São Paulo: Intermeios, 2018.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Âyiné, 2018.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa. Londrina: Planta, 2004.

LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Eli Henn. Inclusão & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

LOPES, Maura Corcini. Políticas de Inclusão e Governamentalidade. Educação &

Sociedade. Campinas, v. 34, n. 2:153-169, maio/agosto 2009.

LOPES, Maura Corcini. (In)Utilidade e Exclusão: O Extremo do Neoliberalismo e o Futuro do Humano. In: RESENDE, Haroldo de (Org.). Michel Foucault: a arte neoliberal de governar e a educação. São Paulo: Intermeios, 2018.

LOUREIRO, Carine Bueira; LOPES, Maura Corcini. A promoção da inclusão digital e a constituição do Homo oeconomicus accessibilis. Educação. Porto Alegre, v. 38, n. 3:329-339, setembro/dezembro 2015.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil: um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.

SENNET, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração Mundial de Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990; Paris: UNESCO, 1990.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Sociedade digital: hiatos e desafios da inclusão digital na América Latina e o Caribe. Paris: UNESCO, 2017. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000262860_por> Acesso em: 01 mar. 2019.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Declaração de Incheon: Educação 2030: Rumo a uma Educação de Qualidade Inclusiva e Equitativa e à Educação ao Longo da Vida para Todos. Brasília: UNESCO, 2016. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000233137_por>. Acesso em: 03 fev. 2019.

Téléchargements

Publié-e

2020-07-22

Comment citer

Loureiro, C. B., Birnfeldt, C., & Heck, J. X. (2020). Inclusão digital: uma via para a responsabilização individual. Momento - Diálogos Em Educação, 29(1), 122–137. https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9235