Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital

Autores

  • Danilo Garcia da Silva Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Katia Morosov Alonso Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7794

Palavras-chave:

Cultura digital, Elementos sócio-históricos, Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Resumo

Este texto resulta de uma pesquisa de maior amplitude em que se buscaram os entendimentos e percepções dos sujeitos da formação sobre os elementos sócio-históricos da formação on-line (mediação, interação e interatividade) à luz dos processos formativos típicos da cultura digital. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa e multirreferencial. Os sujeitos investigados foram os alunos, tutores e professores de cursos on-line no âmbito da Universidade Aberta do Brasil. Utilizou-se de análise documental, observação direta, questionários e entrevistas. Os achados da pesquisa apontam que os elementos sócio-históricos são interdependentes e mantenedores das relações didático-pedagógicas promotoras de situações de aprendizagens. Evidencia também que, na cultura digital, a formação on-line decorre da mescla e de hibridizações de práticas que catalisam as ações que ocorrem em ‘espaços’ on-line e presencial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Garcia da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Doutorado na área da Educação na linha de pesquisa Organização Escolar, Formação e Práticas Pedagógicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Vinculado ao grupo de pesquisa Laboratório de Estudos sobre Tecnologias da Informação e Comunicação - LêTece, do Instituto de Educação da UFMT. É professor no Departamento de Letras do Instituto de Linguagens da UFMT. É professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT (PPGE-IE/UFMT). Tem desenvolvido trabalhos com Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Formação de Equipe Técnico-Pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e no contexto de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Trabalha com Formação de Professores no contexto das TDIC na Educação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância/On-Line e Cultura Digital.

Katia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. É professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT. Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação - LêTece. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: experiências em EaD/ tecnologias, uso das tecnologias da informação e comunicação -TIC na educação. Trabalha, atualmente, com pesquisa sobre as TDIC, com foco nos processos de interação e mediação.

Referências

ARDOINO, Jacques. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim Gonçalvez (coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EdUFSCar, 1998.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 1999.

________, Ensaio sobre a educação a distância no Brasil. Educação & Sociedade, ano XXIII, n.º 78, abr. 2002.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens.Tradução Sandra Regina Netz, 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FREITAS, Rejane Cunha; DUTRA, Marlene de Alencar. Usabilidade e Interatividade em Sistemas Web para Cursos Online. Revista Brasileira de Informática na Educação. v. 17, n. 2, p. 48-58, mai./ago. 2009. Disponível em: < http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/98 > . Acesso em: 15 jan. 2018

KERCKHOVE, Derrick de. A pele da cultura: investigando a nova realidade eletrônica. 1ed. São Paulo: Annablume, 2009.

LÉVY, Pierre. A emergência do cyberspace e as mutações culturais. Porto Alegre, out. 1994. Palestra realizada no Festival Usina de Arte e Cultura, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Disponível em: < http://www.caosmose.net/pierrelevy/aemergen.html >. Acesso em: 28 jan. 2018.

PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.

________, Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PRIMO, Alex; CASSOL, Marcio Borges Fortes. Explorando o conceito de Interatividade: definições e taxonomias. Informática na Educação: teoria & prática. Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 65-80, 1999.

PRIMO, Alex. Interação mútua e reativa: uma proposta de estudo. Revista da Famecos. n. 12, p. 81-92, jun. 2000.

_______. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.

SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.

VALLE, Lílian do; BOHADANA, Estrella D'alva Benayon. Interação e interatividade: por uma reantropolização da EaD online. Educ. Soc. [online]. 2012a, v.33, n.121, pp. 973-984. ISSN 0101-7330.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A Formação Social da Mente. 5. ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis S. M. Barreto e Solange C. Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

_____. A construção do pensamento e da linguagem. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2018-05-31

Como Citar

Silva, D. G. da, & Alonso, K. M. (2018). Formação on-line e praticantes culturais: elementos sócio-históricos em contextos de formação na cultura digital. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 108–127. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7794

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.