Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e trabalho docente: desafio pedagógico

Auteurs-es

  • Pierre André Garcia Pires Universidade Federal do Acre/UFAC Campus Rio Branco
  • Liziany Lopes da Silva

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.7766

Mots-clés :

Tecnologias de informação e comunicação, Mediação pedagógica, Formação Docente.

Résumé

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os desafios pedagógicos frente às tecnologias de informação e comunicação. Também apresenta como objetivos específicos situar o leitor nas mudanças organizacionais da sociedade, da educação e das tecnologias, fazendo uma análise sobre a mediação pedagógica e o uso das tecnologias; por fim, verificar os impactos da informatização das escolas. A metodologia utilizada nesse artigo foi a bibliográfica e empírica. A educação na forma institucionalizada assumiu grandes responsabilidades com o tempo, que além de ser a responsável por transmitir os conhecimentos produzidos socialmente, elas têm uma responsabilidade social profunda. Educadores precisam, para garantir que essa educação atenda as exigências de qualidade vigente, compreender seu contexto histórico-social, econômico e ideológico; aos professores entender sua responsabilidade como mediador pedagógico, ter bem estabelecido suas metodologias no uso das tecnologias de informação e comunicação, além de discutir a importãncia da formação continuada para o processo educacional. Assim, as discussões realizadas neste trabalho estão embasadas em Frigotto (2006), Moran (2015), Lima e Moura (2015), Heller (2004), Meirieu (2005), Moran, Macetto, e Behens (2007), entre outros.

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Bibliographies de l'auteur-e

Pierre André Garcia Pires, Universidade Federal do Acre/UFAC Campus Rio Branco

Professor Ajunto da Universidade Federal do Acre/UFAC. Programa de Pós Graduação, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática- MPECIM. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná/UFPR.

Liziany Lopes da Silva

Professora do Instituto Federal do Acre- IFAC, Campus Cruzeiro do Sul/AC Mestra em Ensino de Ciências e Matemática, pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre/UFAC.

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Publié-e

2019-12-18

Comment citer

Garcia Pires, P. A., & Silva, L. L. da. (2019). Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e trabalho docente: desafio pedagógico. Momento - Diálogos Em Educação, 28(3), 201–215. https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.7766

Numéro

Rubrique

Artigos de fluxo contínuo