NARRATIVAS PARA ALÉM DA PALAVRA

derivas (auto)biográficas e poéticas na educação

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17702

Mots-clés :

Narrativa, Poética, Experiência

Résumé

Este texto de cunho narrativo é um convite a que possamos pensar e sentir sobre possibilidades outras de pesquisar e conversar acerca de nossas práticas educativas e investigativas em educação. Investigar narrativamente nossas práticas, flerta com uma escrita e uma escuta atenta e amorosa, apostando nas narrativas como possibilidade de potencializar as práticas educativas, estudos e experiências nos/dos/com os cotidianos e os saberes e fazeres que acontecem nas universidades e nas escolas. Neste sentido, o presente artigo tece reflexões  sobre o devaneio como proposta de artesania narrativa, a deriva como possibilidade de ressignificar o vivido e a própria narrativa como um fazer poético. Investigar narrativamente o que se passa no cotidiano, tomando a prática como centralidade, é colocar a experiência do sujeito no centro do debate. Somos constituídas de histórias, únicas e singulares, narramos nossas experiências e memórias, compartilhamos saberes e conhecimentos buscando tecer outras reflexões teórico-metodológicas ao nos reinventarmos através da narrativa, em um processo de (auto)formação pessoal em conversa com a memória individual e coletiva. Uma formação singular habitada por muitas “pessoinhas”, com nossas histórias e biografias singulares e plurais, individuais e coletivas, pois somos feitas de histórias, de muitas histórias passadas, presentes e futuras. Viver de utopias, sonhos, devaneios, metáforas, presenças, ausências, atravessamentos, encantamentos, é um convite a investigar e compartilhar narrativamente essas experiências.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Lilian da Silva Ney, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul/Brasil

Mestra em Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande. Especialista em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande. Pedagoga pela Universidade Federal do Rio Grande. Doutoranda em Investigación Narrativa y (Auto)biográfica en Educación (Universidad Nacional de Rosário – AR). Técnica Administrativa em Educação – Pedagoga na Universidade Federal do Rio Grande. Membra do Grupo de Pesquisa Tramas Narrativas em Educação

Aline Machado Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Rio Grande, Rio Grande do Sul/Brasil

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da FURG e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências dessa mesma instituição. Professora colaboradora do Programa Específico para la Formación de Investigadores en Investigación narrativa, (auto)biográfica y biográfica en Educación, pela Universidad Nacional de Rosario (UNR). Líder do grupo de pesquisa Tramas Narrativas. 

Références

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, Nilda. (orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. 3ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.

ANDRADE, Carlos Drummond. Nova reunião: 23 livros de poesia / Carlos Drummond de Andrade. - 1ª ed. - São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

BARROS, Manoel de. Poesia Completa. São Paulo: Ed. Leya, 2011.

BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Histórias de vida e formação de professoras: Diálogos entre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro: EDUERJ/FAPERJ, 2012.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história

em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores

ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2015.

DEBORA, Diniz. Esperança Feminista / Debora Diniz, Ivone Gebara. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2022.

Dorneles, Aline Machado & Suàrez, Daniel Hugo. Documentação narrativa de experiências pedagógicas na formação docente em redes. Horizontes, 2023. 41(1), e023010. https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.164

DICIONÁRIO DE PESQUISA NARRATIVA. Orgs. Graça Reis, Inês Barbosa de Oliveira, Patrícia Baroni. - Rio de Janeiro, RJ: Ayvu, 2022.

ESTÉVEZ, Pablo René. Los colores del arco iris. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 2008.

EVARISTO, Conceição. Ponciá Vivêncio. Rio de Janeiro: Palhas, 2017.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015 [1994].

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 25. ed., São Paulo: Paz e Terra,2021.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços / Eduardo Galeano; tradução de Eric Nepomuceno. - 9. ed. - Porto Alegre: L&PM, 2002.

GUEDES, Adriane Ogêda; FERREIRA, Michelli Dantas. Formação sem fôrma: a singularidade do processo de ser professor da Educação Infantil. Revista Educação, Porto Alegre, v. 43, n. 1, p. 1-12, jan.-abr. 2020.

HILST, Hilda. Da poesia. - 1ª ed. - São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo Martins Fontes, 2017.

KOHAN, Walter. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. 1. ed; 1. reimp. - Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

MARQUES, Mario Osório. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

NAJMANOVICH, Denise. Mirar con nuevos ojos: nuevos paradigmas en la ciencia y pensamiento complejo. 2. ed. Buenos Aires: Editorial Biblos, 2008.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. A pesquisa em círculos tecida: ensaios de metodologia errante. In: GUEDES, Adrianne Ogêda; RIBEIRO, Tiago. (Orgs.). Pesquisa, alteridade e experiência: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019.

SUÁREZ, Daniel Hugo. Relatar la experiencia docente. La documentación narrativa del mundo escolar. Revista Teias. Conversas sobre formação de professores, práticas e currículos. UERJ, Rio de Janeiro. v. 18, n. 50, (Jul/Set), 2017. p. 193 – 209. Disponível em:

Téléchargements

Publié-e

2024-12-16

Comment citer

Ney, L. da S., & Dorneles, A. M. (2024). NARRATIVAS PARA ALÉM DA PALAVRA: derivas (auto)biográficas e poéticas na educação . Momento - Diálogos Em Educação, 33(3), 163–183. https://doi.org/10.14295/momento.v33i3.17702

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s