<b>Do mosaico ao complexus: desafios à instituição universitária</b>

Auteurs-es

  • Gionara Tauchen

Mots-clés :

Universidade, Transdisciplinaridade, Complexidade, Indissociabilidade

Résumé

O presente trabalho analisa as implicações epistemológicas e paradigmáticas que perpassam o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na organização do sistema universitário, buscando nos fundamentos da complexidade e da transdisciplinaridade um olhar articulador entre as atividades-meio. A investigação, orientada pela filosofia hermenêutica de Gadamer (2008), sustenta a tese de que o princípio da indissociabilidade implica mudanças epistemológicas e paradigmáticas nas condições contemporâneas da universidade, pois demanda a apropriação e produção de conhecimentos contextualizados, complexos e transdisciplinares, superando, progressivamente, os princípios do paradigma da modernidade subjacentes à organização e ao desenvolvimento das atividades da universidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Gionara Tauchen

Professora do Instituto de Educação - FURG.

Téléchargements

Publié-e

2011-09-03

Comment citer

Tauchen, G. (2011). <b>Do mosaico ao complexus: desafios à instituição universitária</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 19(2), 47–64. Consulté à l’adresse https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1456

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s