O cabelo de lelê: reflexões sobre educação, cultura e identidade

Autores

  • Agnaldo Mesquita de Lima Junior Universidade Federal do Rio Grande
  • Gionara Tauchen Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6525

Palavras-chave:

Identidade. Cultura. Educação. Governamento.

Resumo

A partir da obra “Os cabelos de Lelê”, o presente trabalho busca refletir sobre os pressupostos educativos contidos na obra, focando-se no debate sobre a formação e descoberta de identidades e erotização infantil através do matrimônio. A ideia central é mostrar como as diferentes vontades de pedagogia funcionam na condução de sujeitos, utilizando-se do conceito foucaultiano de governamento, e, além disso, mostrar como essas diferentes vontades se articulam com a cultura contemporânea.

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Biografia do Autor

Agnaldo Mesquita de Lima Junior, Universidade Federal do Rio Grande

Licenciado em Letras – Português/Espanhol – Pela Universidade Federal do Pampa e Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - Professora Adjunta do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

Mesquita de Lima Junior, A., & Tauchen, G. (2017). O cabelo de lelê: reflexões sobre educação, cultura e identidade. Momento - Diálogos Em Educação, 26(2), 129–145. https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.6525

Edição

Seção

Dossiê temático