v. 30 n. 02 (2021): Dossiê temático: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticas

					Visualizar v. 30 n. 02 (2021): Dossiê temático: PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticas

"Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia" (Marina Colasanti, 2009, p. 53)

Instigadas pelas reflexões que a crônica de Marina Colasanti nos provoca, buscandoconstantemente desacostumar e desnaturalizar nossas vivências e experiências, apresentamos a vocês, leitores e leitoras, mais um volume da Revista Momento –Diálogos em Educação. Diante de um Brasil arrasado pela pandemia ocasionada pelo Coronavírus e intensificada pelas ações do Estado brasileiro, com mais de 590 mil mortes e 20 milhões de pessoas infectadas até o momento desta publicação, movemos os nossos esforços em direção a produção de conhecimentos com vistas a questionar e problematizar o atual cenário, sobretudo na área da Educação. O papel dos periódicos científicos como a Revista Momento: Diálogos em Educação, nessa conjuntura, é contribuir com a propagação de ideias, resultados de pesquisas, reflexão sobre si, sobre o outro, sobre a sociedade e, mais especificamente, sobre a educação. O que esses autores e autoras têm a nos dizer por meio da escrita? Quem irá ouvir/ler? Com quem irão dialogar? Nesse sentido, convidamos os leitores e leitoras a conhecer, ler e compartilhar os diversos artigos que compõem o volume 2 de 2021: o dossiê Pesquisas em Educação na pandemia: precariedades, (im)possibilidades e resistências democráticasé composto por dez artigos, escritos por autores e autoras de diferentes estados brasileiros, assim como de outros países. Como o próprio título indica, pesquisar em um contexto pandêmico faz emergir temas e especificidades importantes de serem olhadas com mais atenção e investigadas de forma reflexiva. A apresentação do dossiê traz um resumo de cada texto, bem como os respectivos autores/as. Já a parte do volume dedicada ao fluxo contínuo é composta por sete artigos que tratam de temas diversos no campo da educação.

Publicado: 2021-11-19

Edição completa

Apresentação

  • PESQUISAS EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA precariedades, (im) possibilidades e resistências democráticas

    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.12805

Dossiê temático

  • Covid-19! QUEM 'DESCOBRIU' QUEM? rumo a uma teoria curricular itinerante dos povos

    Joao Menelau Paraskeva
    24-49
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13296
  • UNIVERSIDADESCOLA E AS DISPUTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA movimentos desviantes e currículos de copresença

    Luciano Carlos Mendes Freitas Filho, Maria Luiza Sussekind
    50-74
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13207
  • RACISMO, EDUCAÇÃO E COVID-19 é possível uma educação libertária em tempos de ensino remoto?

    Érika Elizabeth Vieira Frazão, Eleonora Abad Stefenson, Gustavo Junger da Silva
    75-106
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13213
  • CONVERSAS DA ESCOLUNIVERSIDADESCOLA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM INGLÊS vivências críticas durante a pandemia em 2020

    Gleison Araujo Morais, Mariana Rosa Mastrella de Andrade
    107-132
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13158
  • “O QUE ME DÓI É VER AS CRIANÇAS NAS CAÇAMBAS” criações docentes e desigualdades em tempos de Covid-19

    Ana Gabriela da Silva Vieira, Eduardo Garralaga Melgar Junior, Marcio Caetano
    133-153
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13168
  • POLÍTICAS CURRICULARES NO CONTEXTO DA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA análise dos fazeres do complexo integrado de educação de Itamaraju-BA

    Paulo de Tássio Borges da Silva, Ana Paula da Purificação de Moura, Rafael Reis da Luz
    154-182
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13215
  • COTIDIANO ESCOLAR E PANDEMIA DE COVID-19 NA AMAZÔNIA

    Leonardo Ferreira Peixoto, Rafael dos Santos Vieira
    183-196
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13216
  • “EU TÔ TENTANDO SOBREVIVER NO INFERNO” currículos, precariedades pandêmicas e resistências em educação musical

    Wenderson Silva Oliveira, Isabel Maria Sabino de Farias
    197-219
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13160
  • PROTAGONISMO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS resistência epistemológica em tempos de pandemia

    Eugenia Portela de Siqueira Marques, Patrícia Portela de Siqueira Conte , Wilker Solidade da Silva
    220-244
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13220
  • 90 ANOS DO QUILOMBO PORTÃO DO GELO processos educativos, enfrentamentos e resistências no contexto de pandemia

    Maria Sandra Montenegro Silva Leão, Auxiliadora Maria Martins da Silva
    245-260
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13297

Artigos de fluxo contínuo

  • A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NO ENSINO COMUM: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE AEE NUMA ESCOLA PÚBLICA

    Francisco Ari Andrade, Aline de Oliveira Rebouças, Renata Tavares de Oliveira
    261-279
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.9556
  • O BEM-ESTAR DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO BRASIL uma análise temática das teses produzidas no período de 2009 a 2019

    Michele Serafim dos Santos, Flavinês Rebolo
    280-299
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.12732
  • PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DOS PERIÓDICOS BRASILEIROS DA ÁREA

    Gabriela Souza Pinheiro, Vânia de Fátima Matias de Souza, Patric Paludett Flores
    300-325
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.12992
  • A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NA COMUNIDADE DO POVO NOVO (RIO GRANDE/RS) PELA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO BIOECOLÓGICO

    Profª Hardalla, Profª Adriana
    326-344
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.12947
  • EDUCAÇÃO EM GÊNERO E SEXUALIDADE a palavra, a escuta e o afeto na formação de professoras e professores

    Jacqueline Cavalcanti Chaves, Nina Queiroz Kertzman
    345-369
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13199
  • PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA uma análise documental do Colégio de Aplicação da UFRGS

    Dr. Victor Hugo Nedel Oliveira, Dr. Daniel Giordani Vasques
    370-396
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13411
  • A DIFUSÃO DAS BOAS MANEIRAS UNIVERSAIS POR MEIO DOS MANUAIS DO PABAEE-INEP

    Márcia Santos, Susane Waschinevski
    397-419
    DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13410