PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA

uma análise documental do Colégio de Aplicação da UFRGS

Autores

  • Dr. Victor Hugo Nedel Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Dr. Daniel Giordani Vasques Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13411

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Ciência, Escola

Resumo

Os processos pedagógicos da Iniciação Científica na escola básica favorecem o crescimento do senso crítico e do entendimento sobre o universo científico. O objetivo desse texto foi analisar os documentos do Colégio de Aplicação da UFRGS em relação às propostas pedagógicas para com o componente curricular de Iniciação Científica. Metodologicamente, tratou-se de pesquisa qualitativa que realizou levantamento e análise documental. O regimento da instituição apresenta expressões relacionadas à ciência referentes às instâncias administrativas da escola e o Projeto Político Pedagógico não foi disponibilizado pela direção da instituição. Por sua vez, os projetos de equipe e os programas de estudos apontam a pesquisa científica na escola enquanto processo, bem como apresentam particularidades em cada etapa escolar. É possível considerar que, apesar de certas lacunas, destaca-se a importância dada ao componente na grade curricular e aos esforços na construção dos materiais pedagógicos.

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Biografia do Autor

Dr. Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Possui Licenciatura e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é Professor e Pesquisador do Departamento de Humanidades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Dr. Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Licenciado e Mestre em Educação Física pela UFSC. Professor do Departamento de Expressão e Movimento da UFRGS.

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Publicado

2021-11-19

Como Citar

Oliveira, D. V. H. N. ., & Vasques, D. G. (2021). PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA: uma análise documental do Colégio de Aplicação da UFRGS. Momento - Diálogos Em Educação, 30(02), 370–396. https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13411

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