Uma face oculta da escola que exclui: a aprendizagem daqueles que não aprenderam

Luciene Regina Paulino Tognetta, David Scott

Resumo


Este artigo se propõe a discutir a questão da aprendizagem numa escola de Ensino de Jovens e Adultos. Objetivou-se saber como ocorre a aprendizagem entre aqueles que não aprenderam ou que não puderem permanecer na escola dita normal. Através da observação e de entrevistas com professor e alunos deste núcleo de educação foi possível responder à questões: como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de alunos do EJA? Quais objetivos são apontados para esse nível de ensino? Tais objetivos são explicitados nas ações dos professores que atuam no EJA? O objetivo da escola, na visão do professor entrevistado, suas ações para alcançar tal objetivo e os resultados que esta ação produz observada por nós na atuação dos alunos nos permitiram constatar que as práticas educativas instituídas estão distantes dos objetivos educacionais de educar para liberdade e cidadania e nos possibilitaram refletir sobre uma face oculta da escola que parece excluir, mais uma vez, os alunos que a ela retornam.

Palavras-chave


Aprendizagem; Desenvolvimento; Construtivismo; Inclusão social

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

PROPESQ
PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ