<b>Uma face oculta da escola que exclui: a aprendizagem daqueles que não aprenderam</b>
Mots-clés :
Aprendizagem, Desenvolvimento, Construtivismo, Inclusão socialRésumé
Este artigo se propõe a discutir a questão da aprendizagem numa escola de Ensino de Jovens e Adultos. Objetivou-se saber como ocorre a aprendizagem entre aqueles que não aprenderam ou que não puderem permanecer na escola dita normal. Através da observação e de entrevistas com professor e alunos deste núcleo de educação foi possível responder à questões: como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de alunos do EJA? Quais objetivos são apontados para esse nível de ensino? Tais objetivos são explicitados nas ações dos professores que atuam no EJA? O objetivo da escola, na visão do professor entrevistado, suas ações para alcançar tal objetivo e os resultados que esta ação produz observada por nós na atuação dos alunos nos permitiram constatar que as práticas educativas instituídas estão distantes dos objetivos educacionais de educar para liberdade e cidadania e nos possibilitaram refletir sobre uma face oculta da escola que parece excluir, mais uma vez, os alunos que a ela retornam.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2011-09-03
Comment citer
Tognetta, L. R. P., & Scott, D. (2011). <b>Uma face oculta da escola que exclui: a aprendizagem daqueles que não aprenderam</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 19(2), 65–76. Consulté à l’adresse https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1491
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.