COTIDIANO ESCOLAR E PANDEMIA DE COVID-19 NA AMAZÔNIA

Autores

  • Leonardo Ferreira Peixoto Universidade do Estado do Amazonas https://orcid.org/0000-0002-4817-1701
  • Rafael dos Santos Vieira Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Resumo

O ano de 2020 será marcado mundialmente pela pandemia de Covid-19, que até o final do primeiro semestre de 2021 já vitimou mais de 500 mil vidas. A partir de 16/03/2020 as aulas presenciais foram suspensas nas redes públicas e privadas em todo o estado do Amazonas e na maioria dos estados brasileiros. Nesse contexto, muitas foram e são as alternativas apresentadas e há muitos discursos em torno da continuidade ou não das atividades escolares. Passado mais de um ano de pandemia, algumas redes de ensino já experimentam o retorno presencial das atividades com número reduzido de estudantes e outras estratégias para tentar manter a saúde e segurança da comunidade escolar. No estado do Amazonas, a rede pública já retornou com as aulas presenciais, ignorando o aumento vertiginoso dos casos no estado e no país. O objetivo principal da pesquisa que desenvolvemos foi buscar narrativas de professoras e professores sobre os impactos da Covid-19 nos cotidianos das escolas públicas de Tabatinga-AM. Como também somos professor e estudante, tecemos nossas vivências juntamente com a de um interlocutor professor da rede municipal de ensino pesquisada. Neste texto, buscamos trazer nossas narrativas e identificamos as alternativas curriculares criadas por nós, professores e estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Peixoto, Universidade do Estado do Amazonas

Professor do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga(CESTB)da Universidade do Estado do Amazonas(UEA). Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa Redes Indígenas: povos indígenas e redes educativas.Editor-chefe da Revista Vagalumear. Vice-presidente do Sind-UEA (Seção Sindical dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas-ANDES/SN) na Gestão Reconstrução & Diálogo 2021-2023.

Rafael dos Santos Vieira, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Estudante do Curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas. Bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Membro do Grupo de Pesquisa Redes Indígenas: povos indígenas e redes educativas.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Peixoto, L. F., & Vieira, R. dos S. (2021). COTIDIANO ESCOLAR E PANDEMIA DE COVID-19 NA AMAZÔNIA. Momento - Diálogos Em Educação, 30(02), 183–196. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13216