COTIDIANO ESCOLAR E PANDEMIA DE COVID-19 NA AMAZÔNIA
DOI :
https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13216Mots-clés :
Narrativas docentes, Cotidianos escolares, Pandemia de Covid-19, Educação na AmazôniaRésumé
O ano de 2020 será marcado mundialmente pela pandemia de Covid-19, que até o final do primeiro semestre de 2021 já vitimou mais de 500 mil vidas. A partir de 16/03/2020 as aulas presenciais foram suspensas nas redes públicas e privadas em todo o estado do Amazonas e na maioria dos estados brasileiros. Nesse contexto, muitas foram e são as alternativas apresentadas e há muitos discursos em torno da continuidade ou não das atividades escolares. Passado mais de um ano de pandemia, algumas redes de ensino já experimentam o retorno presencial das atividades com número reduzido de estudantes e outras estratégias para tentar manter a saúde e segurança da comunidade escolar. No estado do Amazonas, a rede pública já retornou com as aulas presenciais, ignorando o aumento vertiginoso dos casos no estado e no país. O objetivo principal da pesquisa que desenvolvemos foi buscar narrativas de professoras e professores sobre os impactos da Covid-19 nos cotidianos das escolas públicas de Tabatinga-AM. Como também somos professor e estudante, tecemos nossas vivências juntamente com a de um interlocutor professor da rede municipal de ensino pesquisada. Neste texto, buscamos trazer nossas narrativas e identificamos as alternativas curriculares criadas por nós, professores e estudantes.
Téléchargements
Références
Referências
FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Dialogando com a própria história. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
LITTLE Women. Direção de Greta Gerwig. Estados Unidos: Sony Pictures, 2019. 1 filme (135min)
MACHADO, Luís Felipe Barbosa, et alii. Recusa vacinal e o impacto no ressurgimento de doenças erradicadas. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research – BJSCR Vol.32, n.1, pp.12-16 (Set – Nov 2020)
PRONKO, Marcela. Educação pública em tempos de pandemia. IN: SILVA, Letícia Batista; DANTAS, André Vianna. (org). Crise e pandemia: quando a exceção é a regra geral. Rio de Janeiro: EPSJV, 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Momento - Diálogos em Educação 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.