Covid-19! QUEM 'DESCOBRIU' QUEM?

rumo a uma teoria curricular itinerante dos povos

Autores

  • Joao Menelau Paraskeva UMASS-Darthmouth

Resumo

Vivemos em uma era que normalizou o absurdo e a anormalidade. De sucessivos caoses econômicos e ambientais devastadores, o mundo está agora diante de uma pandemia com uma pegada letal em todo o planeta. O pandemônio se tornou global. Este artigo situa a atual pandemia de Covid-19 no contexto de uma infinita pletora de sagas devastadoras, empurrando a humanidade para uma regressão inimaginável. Ao fazer isso, o artigo examina como essa pandemia reflete as próprias cores de uma cegueira epistemológica intencional, que enquadra o raciocínio eurocêntrico, paralisou a economia política do capitalismo global aprofundando e acelerando uma crise sem fim e sem parar, que começou em 2008. O artigo também explora a construção social da pandemia atual e defende formas de pensar e fazer educação e teoria do currículo, alternativamente, para desafiar o raciocínio eurocêntrico ocidental moderno. Ao fazer isso, avança a teoria itinerante do currículo como uma abordagem justa, uma “teoria do agora“ apenas alter-currículo, que respeita a diversidade pluri-epistemológica do mundo e visa se deslocar de utopias enquadradas dentro das fronteiras determinadas pela colonialidade em direção a um clímax anticolonial e “heretópico”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joao Menelau Paraskeva, UMASS-Darthmouth

Nascido em Moçambique, é professor do Departamento de Curriculo da Universidade de Massachussets/UMASS-Darthmouth, nos Estados Unidos. 

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Paraskeva, J. M. (2021). Covid-19! QUEM ’DESCOBRIU’ QUEM? : rumo a uma teoria curricular itinerante dos povos. Momento - Diálogos Em Educação, 30(02), 24–49. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13296