PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, QUADRAGÉSIMO ANO
novas aproximações
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13167Palavras-chave:
Educação, Escola pública, Pedagogia histórico-crítica, Teoria pedagógicaResumo
Esta resenha apresenta o livro “Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações”, de Dermeval Saviani, editado pela Autores Associados, no ano de 2019.
O livro em tela aborda e trata os diferentes aspectos e problemas do sistema educacional brasileiro, com possibilidades de mudanças e transformação da educação, bem como, divulga uma teoria pedagógica na perspectiva histórico-crítica. Trata o autor sobre a produção da ciência e do conhecimento, bem como analisa os desafios da educação em impulsionar transformações sociais. Com base na pedagogia histórico-crítica discute questões sobre a concepção de mundo, homem e sociedade, realiza a defesa da escola pública, e conclui apontando estratégias de como avançar mesmo ante os desafios teórico e políticos do presente.
Palavras-chave: Educação; Escola pública; Pedagogia histórico-crítica; Teoria pedagógica.
Downloads
Referências
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Momento - Diálogos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.