PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, QUADRAGÉSIMO ANO

novas aproximações

Autores

  • Leonete Dalla Vecchia Mazaro UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13167

Resumo

Esta resenha apresenta o livro “Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações”, de Dermeval Saviani, editado pela Autores Associados, no ano de 2019.

O livro em tela aborda e trata os diferentes aspectos e problemas do sistema educacional brasileiro, com possibilidades de mudanças e transformação da educação, bem como, divulga uma teoria pedagógica na perspectiva histórico-crítica. Trata o autor sobre a produção da ciência e do conhecimento, bem como analisa os desafios da educação em impulsionar transformações sociais. Com base na pedagogia histórico-crítica discute questões sobre a concepção de mundo, homem e sociedade, realiza a defesa da escola pública, e conclui apontando estratégias de como avançar mesmo ante os desafios teórico e políticos do presente.

Palavras-chave: Educação; Escola pública; Pedagogia histórico-crítica; Teoria pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonete Dalla Vecchia Mazaro, UNICAMP

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco-Cascavel (2003), mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2018), e doutoranda em Educação pela Faculdade Estadual de Campinas-UNICAMP. Atualmente é professora titular  da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel-Pr. Já atuou como coordenadora pedagógica municipal, coordenadora pedagógica escolar, assessora técnica pedagógica do Conselho Municipal de Educação de Cascavel-CME/Cascavel e atualmente é regente de classe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação e Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia histórico-crítica, currículo, formação de professores e processos de ensino e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2021-08-05

Como Citar

Dalla Vecchia Mazaro, L. . (2021). PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, QUADRAGÉSIMO ANO: novas aproximações. Momento - Diálogos Em Educação, 30(01). https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13167