VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE

uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.8990

Palavras-chave:

Ensino de Artes Visuais, Viagem, Material lúdico/pedagógico.

Resumo

Resumo: Este artigo busca contribuir nas discussões sobre materiais didáticos (Hofstaetter, 2015; 2016; 2017) e lúdicos (Huizinga, 1998) para o ensino de História da Arte. A pesquisa se desenvolveu no âmbito do Ensino Médio com uma turma da escola pública de Arroio do Padre/RS, tendo como estratégia lúdico/pedagógica para trabalhar temas da História da Arte a proposição de “viagem” e a utilização de materiais como malas, mapas, passaporte, carimbos e diários de viagem. A pesquisa contou com bolsa de Iniciação Científica da FAPERGS e promoveu a retroalimentação com o campo de ensino que fomentou a produção dos dados oriundos da experiência escolar. Os resultados obtidos foram satisfatórios, apontando grande interesse por parte dos estudantes com a proposta, agregando a eles novos saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mairin Jordane Rutz, UFPel

graduada em Artes Visuais-licenciatura pela UFPel.

Cláudio Tarouco de Azevedo, UFpel

Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande, Brasil(2013) Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas , Brasil

Referências

Artistas viajantes. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3778/artistas-viajantes>. Acesso em 07 de nov. 2018

BÖHM, Otto Paulo. Jogo, brinquedo e brincadeira na educação. Chapecó: Universidade Comunitária da Região de Chapecó, 2015.

CAETANO, Alexandra Cristina Moreira. GAME-ARTE: Objetos de Aprendizagem em Artes Visuais. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 14, 2008, Santos. Anais do 14º CIEAD. São Paulo: ABED, 2008.

CAMPOS, Daniela Queiroz. Um pensamento montado: Aby Warburg entre uma biblioteca e um atlas. Fênix - Revista de História e estudos culturais, v. 13, ano XIII, p. 1-20, 2016.

Conheça ilusões de ótica criadas por mestres da pintura. In: Alto astral. Disponível em: https://www.altoastral.com.br/ilusoes-otica-mestres-pintura/ Acesso em: 30 mar. 2019.

Espaço Dobra. Lugares-livro/UFPel, Pelotas. 2018. disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/lugareslivro/espaco-dobra/ acesso em: 07 de nov. 2018

FERRAZ, Maria Heloiza Correa De Toledo.; FUSARI, Maria. Felisminda Resende. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1993.

HOFSTAETTER, Andrea. Possibilidade e experiências de criação de material didático para o ensino de Artes Visuais. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 24º, 2015, Santa Maria, Rs. Anais do 24º Encontro da ANPAP. Santa Maria, 2015. p. 607-622.

______. Ensino de Arte e pensamento utópico: Por materiais poéticos para proposições de aprendizagem. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS,25º, 2016, Santa Maria, Rs. Anais do 25º Encontro da ANPAP. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2016. p. 154-169.

______. Criação de material didático em artes visuais: dispositivos sensíveis para a proposição de experiências de aprendizagem, In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 26º, 2017, Campinas. Anais do 26º Encontro da ANPAP. Campinas: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2017. p. 2077-2092.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 7ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.

MON. Coleção o olhar aprendiz. n. 4. O mundo de Tarsila. Pasta de atividades. Curitiba: Museu Oscar Niemeyer; Núcleo de ação educativa, s./d.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 27ª ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

RODRIGUES, Lídia da Silva. Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Brasília, 2013.

ROLOFF, Eleana Margarete. A importância do lúdico em sala de aula. Porto Alegre: PUC RS, s./d. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/Xsemanadeletras/comunicacoes/Eleana-Margarete-Roloff.pdf . Acesso em: 07 nov. 2018.

UTUARI, Solange. O professor propositor. In: 24º SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE E EDUCAÇÃO: Arte e Educação: Os desafios do professor de arte no mundo contemporâneo. Anais. Montenegro: Ed. da FUNDARTE, 2014. Disponível em: https://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/article/view/42/128 Acesso em: 22 mai. 2018.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Rutz, M. J., & Azevedo, C. T. de. (2020). VIAGEM PELA HISTÓRIA DA ARTE: uma proposta lúdica para o ensino de Artes Visuais. Momento - Diálogos Em Educação, 29(2). https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.8990

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.