FORMACIÓN ANTIRACISTA CON ESTUDIANTES DEL PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGÓGICA DE LA LICENCIATURA EN CIENCIAS SOCIALES
Experiências no programa residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17334Palabras clave:
Enseñanza de Sociología; Ley nº 10.639/2003; Formación Inicial; Residencia PedagógicaResumen
Este artigo resulta de uma dissertação de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação
em Mestrado Profissional da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGMPE-Ufes). O objetivo da
pesquisa foi apresentar uma análise acerca dos desafios enfrentados pelos futuros professores de
Sociologia no período de formação inicial e as potencialidades de um “Curso de Formação e Pesquisa
em Educação das Relações Étnico-Raciais”. Adotamos a pesquisa-ação, a partir da qual acompanhamos
estudantes finalistas do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Ufes, bolsistas do Programa
Residência Pedagógica, e analisamos os desdobramentos das ações por eles desenvolvidas no campo de
formação, sobretudo na articulação entre o ensino de Sociologia e o enfrentamento ao racismo, em
diálogo com a efetivação da Lei nº 10.639/2003. Em síntese, a pesquisa resultou em um produto
educacional orientado à formação docente antirracista, que pode ser utilizado por diferentes áreas do
conhecimento, pois sabemos que a luta antirracista é tarefa de todos.
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Citas
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