O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DOS POVOS DO CAMPO

Autores/as

  • Eliana Bispo Vitoria Nery Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Olga Rodrigues dos Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Klayton Santana Porto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia https://orcid.org/0000-0003-4024-6737

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.11651

Palabras clave:

Educação do Campo. Ensino de Matemática. Etnomatemática.

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições da Etnomatemática na contextualização e no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos das quatro operações fundamentais em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo. Realizamos uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, desenvolvida com trinta e cinco estudantes de uma escola do campo da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana-BA, situada em um distrito da zona rural deste município. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos um pré-teste, diário de bordo e pós-teste. Nossos dados revelaram que o ensino da Matemática, quando contextualizado por meio dos aportes da Etnomatemática, sobretudo quando levamos em consideração as vivências dos sujeitos do campo, contribuiu para melhorar o entendimento dos estudantes sobre os conceitos matemáticos relacionados às quatro operações matemáticas fundamentais.

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Biografía del autor/a

Eliana Bispo Vitoria Nery, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Olga Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Licenciada em Educação do Campo com habilitação em matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Klayton Santana Porto, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor e mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA. Professor adjunto do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRB.

Citas

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Publicado

2021-05-04 — Actualizado el 2021-05-05

Versiones

Cómo citar

Nery, E. B. V., dos Santos, O. R., & Porto, K. S. (2021). O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR A PARTIR DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DOS POVOS DO CAMPO. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.11651 (Original work published 4 de mayo de 2021)

Número

Sección

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