<b>O ratinho, ou as aventuras de um ritual infantil</b>

Autores

  • Julie Delalande

Palavras-chave:

Ritual. Cultura infantil. Dente de leite. Ratinho. Socialização.

Resumo

Na França, a perda dos dentes de leite é acompanhada de um ritual que se desenvolve essencialmente à noite: diz-se que o ratinho pega o dente caído e escondido sob o travesseiro da criança e troca-o por uma moeda ou um doce. O acontecimento é ocasião de dois fenômenos a priori contraditórios: ele possibilita às crianças se tornarem grandes ao passar pela prova da perda e adquirirem seus dentes permanentes, mas ele as mergulha uma segunda vez no universo onírico da infância através da crença em um personagem imaginário, o ratinho. O ritual procede, portanto, ao mesmo tempo da cultura infantil e de uma socialização da infância visando a sua aceitação no mundo dos mais velhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julie Delalande

Etnóloga; professora de Ciências da Educação, Université de Caen – Basse-Normandie; pesquisadora do CERSE (Centre d’Études et de Recherche en Sciences de l’Éducation).

Downloads

Publicado

2008-06-10

Como Citar

Delalande, J. (2008). <b>O ratinho, ou as aventuras de um ritual infantil</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 18(1), 71–88. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/754

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.