EDUCAÇÃO INFANTIL E MIGRAÇÃO

análise das matrículas das crianças migrantes no Censo Escolar 2020 no Estado de São Paulo

Autores

  • Sabrina Leite Santos Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) https://orcid.org/0000-0001-8942-4114
  • Deborah Piego Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)
  • Anete Abramowicz Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP) https://orcid.org/0000-0002-4714-3602

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.15988

Palavras-chave:

Bebês e crianças migrantes;, educação infantil;, migração infantil

Resumo

Ao longo das últimas décadas temos acompanhado fluxos migratórios internacionais mais expressivos para o Brasil, sendo o Estado de São Paulo um dos que concentram o maior contingente migratório. O tema das migrações tem sido majoritariamente discutido a partir do fluxo dos adultos. Nesse sentido, argumentamos que há projetos migratórios em que os bebês e as crianças participam, concebendo-os enquanto atores sociais e sujeitos de direitos. Portanto, o presente artigo tem como objetivo traçar o perfil destes. Por meio do método quantitativo, utilizamos algumas variáveis que compõem os microdados das matrículas do Censo Escolar de 2020 (INEP, 2020) de bebês e crianças migrantes de 0 a 6 anos matriculadas na Educação Infantil do estado de São Paulo, sendo, portanto: país de origem, sexo, cor/raça, etapa de ensino, dependência administrativa e categoria de escola privada, bem como, no caso das instituições privadas, a presença ou não de convênios com a rede pública. A partir das análises constatamos que o perfil dos bebês e das crianças migrantes matriculadas na educação infantil do estado de São Paulo é marcado por questões raciais e de gênero, além da precarização imposta ao atendimento que compreende a faixa etária de 0 a 3 anos. Pudemos concluir que este fluxo migratório mantém relação com o fluxo dos adultos, mas há especificidades, como a paridade de gênero entre as crianças, a qual difere da predominância masculina do fluxo adulto.  O artigo identifica a importância da análise das singularidades de bebês e crianças em relação a essa temática.

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Publicado

2024-01-09

Como Citar

Leite Santos, S., Piego, D., & Abramowicz, A. (2024). EDUCAÇÃO INFANTIL E MIGRAÇÃO: análise das matrículas das crianças migrantes no Censo Escolar 2020 no Estado de São Paulo. Momento - Diálogos Em Educação, 32(03), 110–128. https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.15988

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