TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS

a percepção de estudantes de licenciatura

Autores

  • Daniela K. Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Hiago Murilo de Melo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.8530

Palavras-chave:

Influência da tecnologia, Processos Cognitivos, Atenção, Resolução de Problemas, Habilidades de comunicação

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar os efeitos da interação com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na percepção de acadêmicos de cursos de licenciatura sobre seu desempenho cognitivo, com ênfase nos processos de atenção, resolução de problemas e habilidade de comunicação. Para tanto, realizou-se um pesquisa quantitativa ex-post facto, por meio da aplicação de um questionário em uma amostra de 619 graduandos de licenciatura. Nas análises identificaram-se correlações positivas de fraca intensidade entre a autopercepção de atenção, a capacidade de resolução de problemas e a qualidade de comunicação com as experiências anteriores de uso das mídias no ensino e no cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela K. Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação e professora no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina

Hiago Murilo de Melo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Psicologia, Mestre em Neurociências na Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

AAGAARD, Jasper. Drawn to distraction: A qualitative study of off-task use of educational technology. Computers and Education, v. 87, p. 90–97, 2015.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; SILVA, Maria da Graça Moreira. Currículo, Tecnologia e Cultura Digital: Espaços e Tempos de Web Currículo. Revista e-curríiulum, v. 7, n. n. 1 abril, p. 1–19, 2011.

ANGELI, Charoula; VALANIDES, Nicos. Epistemological and methodological issues for the conceptualization, development, and assessment of ICT-TPCK: Advances in technological pedagogical content knowledge (TPCK). Computers and Education, v. 52, n. 1, p. 154–168, 2009.

BATTRO, Antonio M.; FISCHER, Kurt W. Mind, Brain, and Education in the Digital Era. Mind, Brain, and Education, v. 6, n. 1, p. 49–50, 2012.

BUSCHMAN, Timothy J.; MILLER, Earl K. Top-Down Versus Bottom-Up Control of Attention in the Prefrontal and Posterior Parietal Cortices. Science, v. 315, p. 1860–1862, 2007.

CALVANI, Antonio. et al. Are young generations in secondary school digitally competent? A study on Italian teenagers. Computers and Education, v. 58, n. 2, p. 797–807, 2012.

CENTER ON THE DEVELOPING CHILD. Construindo o sistema de “controle de tráfego aéreo”do cérebro: Como as primeiras experiências moldam o desenvolvimento das funções executivas. 1. Ed. New York: Hardvard University, 2011.

COLL, César; MONEREO, Carles Psicologia da educação virtual: Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. 1. Ed. Porto Alegre: ArtMed, 2010.

COUTINHO, Clara P. Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: teoria e prática. 2ª ed. Coimbra: Almedina, 2014.

DRAGANSKI, Bogdan et al. Neuroplasticity: changes in grey matter induced by training. Nature, v. 427, n. 6972, p. 311-312, 2004.

FOLGER, Tim. Podemos ser sempre mais inteligentes? Leal, G. (org). Biblioteca mente cérebro: para ser mais inteligente. São Paulo: Duetto, 2014.

GAZZALEY, Adam; NOBRE, Anna C. Top-down modulation: bridging selective attention and working memory. Trends in cognitive sciences, v. 16, n. 2, p. 129-135, 2012.

GAZZANIGA, Michael S. & HEATHERTON, Todd F. Ciência psicológica: Mente, cérebro e comportamento. 2. Ed. Porto Alegre: ArtMed, 2005.

GOTTLIEB, Jacqueline. Attention, learning, and the value of information.Neuron, v. 76, n. 2, p. 281-295, 2012.

KEENGWE, Jared; BHARGAVA, Malini. Mobile learning and integration of mobile technologies in education. Education and Information Technologies, p. 1–10, 2013.

KERCKAERT, Stephanie; VANDERLINDE, Ruben; VAN BRAAK, Johan. The role of ICT in early childhood education: Scale development and research on ICT use and influencing factors. European Early Childhood Education Research Journal, v. 23, n. 2, p. 183–199, 2015.

KIRKWOOD, Adrian; PRICE, Linda. Examining some assumptions and limitations of research on the effects of emerging technologies for teaching and learning in higher education. British Journal of Educational Technology, v. 44, n. 4, p. 536–543, 2013.

KLEIM, Jeffrey A.; JONES, Theresa A. Principles of experience-dependent neural plasticity: implications for rehabilitation after brain damage. Journal of speech, language, and hearing research : JSLHR, v. 51, n. 1, p. S225–39, 2008.

LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na informática. 1. Ed. Rio de Janeiro: Ed.24, 1993.

MARKAUSKAITE, Lina. Exploring the structure of trainee teachers’ ICT literacy: The main components of, and relationships between, general cognitive and technical capabilities. Educational Technology Research and Development, v. 55, n. 6, p. 547–572, 2007.

MATLIN, Margaret W. Psicologia Cognitiva. 4. ed. Rio de Janeiro: TLC, 2004.

MUNDKUR, Nandini. Neuroplasticity in children. Indian journal of pediatrics, v. 72, p. 855–857, 2005.

NOOR-UL-AMIN, Syed. An Effective use of ICT for Education and Learning by Drawing on Worldwide Knowledge, Research , and Experience : ICT as a Change Agent for Education. Department Of Education University of Kashmir, v. 1, n. 1, p. 1–13, 2013.

PRENSKY, Mark. Aprendizagem baseada em jogos digitais. 1. Ed. São Paulo: SENAC, 2012.

PRIMI, Ricardo. Inteligência Fluida: Definição Fatorial, Cognitiva e Neuropsicológica. Paidéia, v. 12, n. 23, p. 57–75, 2002.

PRIMI, Ricardo; FERRÃO, Maria Eugénia; ALMEIDA, Leandro S. Fluid intelligence as a predictor of learning: A longitudinal multilevel approach applied to math. Learning and Individual Differences, v. 20, n. 5, p. 446–451, 2010.

RAYMOND, Jane E.; O'BRIEN, Jennifer L. Selective visual attention and motivation: The consequences of value learning in an attentional blink task. Psychological Science, v. 20, n. 8, p. 981–988, 2009.

RICHARDS, Rosalina et al. Adolescent screen time and attachment to parents and peers. Archives of pediatrics & adolescent medicine, v. 164, n. 3, p. 258–262, 2010.

SOSA, Derocina; TAVARES, Luana Ciciliano. Ensino de história e novas tecnologias. Revista Latino-Americana de História, v. 2, n. 6, p. 822-832, 2013.

STERNBERG, Robert J. Psicologia Cognitiva. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

THOMPSON, Penny. The digital natives as learners: Technology use patterns and approaches to learning. Computers and Education, v. 65, p. 12–33, 2013.

TURKLE, Sherry. Alone Together: Why we expect more from technology and less from other. New York: Basic Books, 2011.

WANG, Shiang-Kwei et al. et al. Professional development to enhance teachers’ practices in using information and communication technologies (ICTs) as cognitive tools: Lessons learned from a design-based research study. Computers and Education, v. 79, p. 101–115, 2014.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Ramos, D. K., & Melo, H. M. de. (2020). TECNOLOGIAS E PROCESSOS COGNITIVOS: a percepção de estudantes de licenciatura. Momento - Diálogos Em Educação, 29(2). https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.8530

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.