Regina Leite Garcia: um bom encontro com a vida, sempre!

Autores

  • Carlos Eduardo Ferraço Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Educação, pesquisa, avaliação, escola

Resumo

Trata-se de texto-ensaio-homenagem produzido a partir de títulos de livros, capítulos de livros, artigos e fragmentos da obra de Regina Leite Garcia, com o objetivo de mostrar a importância do pensamento crítico-contestador da autora para se problematizar questões que, historicamente, pautaram a educação pública no Brasil, e que são permanentemente atualizadas pelos discursos prescritivos oficiais. De modo geral, buscou-se evidenciar, nos limites de páginas um artigo, algumas das principais questões protagonizadas nos seus escritos, com destaque para sua luta política em favor dos subalternizados, luta essa que sempre sustentou e deu sentido a sua produção acadêmico-intelectual. Por seu espírito perspicaz, anticonformista e provocador de pensamentos, Regina rejeita aquelxs que se afirmam apenas reproduzindo teorias/ideias, uma vez que suas preocupações vão ao encontro da valorização da diferença e dos movimentos que apostam na potência da vida, empenhada que está em ouvir o Outro e a dar visibilidade aos processos de criação que, indiscriminadamente, acontecem com todxs nós envolvidos com a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Licenciatura Plena em Física pela UFES (1981), Mestrado em Educação pela UFF (1989), Doutorado em Educação pela USP (2000) e Pós-Doutorado em Educação pela UERJ (2008). É professor associado III da UFES, atuando nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Educação na Linha de Pesquisa "Cultura, currículo e formação de educadores". Iniciou no magistério em 1977 com experiência docente no Ensino Fundamental e Médio. Desenvolve pesquisas na área de currículo desde 1999 com ênfase nos temas: ?currículo e cotidiano?, ?conhecimentos em redes? e ?imagens e narrativas?. Como recortes de análise das pesquisas, publicações e orientações de mestrado e doutorado tem priorizado os espaços-tempos do cotidiano da educação básica. Desde 2003, é pesquisador dos Grupos de Pesquisa do CNPq "Formação de Professores e Práticas Pedagógicas" (PPGE/UFES) e "Cotidiano Escolar e Currículo" (PROPEd/UERJ) e coordena, a partir de 2007, o Grupo de Pesquisa "Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos". É membro da Diretoria da Associação de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).

Downloads

Publicado

2016-10-24

Como Citar

Ferraço, C. E. (2016). Regina Leite Garcia: um bom encontro com a vida, sempre!. Momento - Diálogos Em Educação, 25(1), 75–92. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/6110

Edição

Seção

Artigos