Movimento LGBT: uma escola de emancipação

Autores

  • Allene Carvalho Lage Universidade Federal de Pernambuco
  • Rafael Lima Vieira Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Movimento LGBT. Escola. Emancipação. Sociologia das ausências. Pernambuco

Resumo

Este trabalho nasce das reflexões empreendidas no curso de mestrado em educação na Universidade Federal de Pernambuco/CAA, onde buscamos conhecer o perfil político-identitário do movimento LGBT em Caruaru-PE. Tomamos a analogia entre o Movimento LGBT e a Escola em suas atribuições de transmissão do conhecimento e de transformação de subjetividades. Dessa forma, o movimento LGBT pode ser considerado uma escola de emancipação. Caracterizamos a atuação educativa e emancipatória desse movimento como transformadora das bases sociais que estruturam nossa sociedade, sendo a Razão Indolente, particularmente reorganizada a partir das suas conquistas. Vozes de sujeitos da militância dão respaldo a nossas colocações sobre as transformações sociais e estruturais emancipatórias possíveis, a partir da ação educativa da militância LGBT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allene Carvalho Lage, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutora em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2006). Desde março de 2006 é Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco/Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste (Caruaru). Professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Contemporânea e Coordenadora do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina da UFPE/CAA.

Rafael Lima Vieira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste. Graduado em Pedagogia pela mesma instituição. Pesquisador do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina da UFPE/CAA. Professor dos Anos Iniciais da Educação Básica da Rede Municipal de Brejo da Madre de Deus – PE.

Downloads

Publicado

2014-09-29

Como Citar

Lage, A. C., & Vieira, R. L. (2014). Movimento LGBT: uma escola de emancipação. Momento - Diálogos Em Educação, 23(1), 121–146. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4691

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.