Pedagogia do arco-íris: reivindicações educativas do movimento LGBTT de Pernambuco

Autores

  • Allene Lage Universidade Federal de Pernambuco
  • Cleyton Feitosa Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação. LGBTT. Ausências. Emergências. Conferências.

Resumo

Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa documental, através da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2001), desenvolvida a partir do documento fruto da II Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT) de Pernambuco. Esta Conferência aconteceu em Novembro de 2011, na cidade de Itamaracá, reuniu ativistas desse estado e se configurou como uma das etapas da II Conferência Nacional LGBTT. Analisamos o Caderno de Resoluções, suas características, estrutura, virtudes e fragilidades. Também focamos as prioridades na área da Educação apontadas pelo Movimento LGBTT no evento. As nossas conclusões apontam para lacunas e carências de políticas públicas efetivas LGBTT.

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Biografia do Autor

Allene Lage, Universidade Federal de Pernambuco

Pós-doutora em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2006). Desde março de 2006 é Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco/Núcleo de Formação Docente do Centro Acadêmico do Agreste (Caruaru). Professora do quadro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Contemporânea e Coordenadora do Observatório dos Movimentos Sociais na América Latina da UFPE/CAA.

Cleyton Feitosa, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico do Agreste. Assessor Municipal de Políticas para LGBT da Gerência de Direitos Humanos/Secretaria Especial da Mulher de Caruaru – PE

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Publicado

2014-09-29

Como Citar

Lage, A., & Feitosa, C. (2014). Pedagogia do arco-íris: reivindicações educativas do movimento LGBTT de Pernambuco. Momento - Diálogos Em Educação, 23(1), 35–60. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4685