PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO BRASIL:

uma revisão crítica da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19235

Palavras-chave:

Formação integral, Instrumentos de avaliação, Projeto educacional

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e caracterizar programas brasileiros de educação
emocional, com base em suas estruturas, públicos-alvo, formas de implementação e metodologias
adotadas. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura nas bases Portal de Periódicos da
CAPES, Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, Literatura Latino-Americana e do Caribe
em Ciências da Saúde e Biblioteca Virtual em Saúde, utilizando descritores relacionados a programas e
competências emocionais. A busca resultou em 176 publicações, das quais sete atenderam aos critérios
de inclusão previamente definidos. Os resultados revelaram dois principais focos de atuação: programas
direcionados a estudantes e a profissionais da educação. Observou-se que os encontros ocorrem, em
geral, semanalmente, com duração entre 60 e 120 minutos, utilizando metodologias participativas como
oficinas, rodas de conversa, dinâmicas de grupo e práticas de Mindfulness. Programas voltados a
professores apresentaram maior densidade horária, enquanto os destinados a estudantes mostraram-se
mais leves e contínuos. Também foram identificadas lacunas, como a predominância de ações restritas
ao ambiente escolar e a escassez de informações detalhadas em alguns programas. Conclui-se que a
análise contribui para a compreensão do cenário atual da educação emocional no Brasil e aponta
possibilidades para o fortalecimento e diversificação dessas práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Santos de Farias, Atitus Educação

Graduando em Psicologia pela Faculdade Atitus Educação. E-mail: adrianofariaas@gmail.com 

 

Luís Henrique Paloski, Atitus Educação

Psicólogo. Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Atitus. Diretor do Centro Brasileiro de Avaliação Psicológica e Psicologia (CEBAPP). luishenriquepaloski@gmail.com.

Referências

ALEXANDRE, J. D.; CARVALHO, H.; FONSECA, A. M.; CASTRO, C. A. Estado emocional e coping em universitários em confinamento provocado pela COVID-19. Psicologia, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 51–60, 2022. DOI: 10.17575/psicologia.1782. Disponível em: https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/1782. Acesso em: 25 abr. 2025.

BENEDITO, S. V. C.; ALVES, A. V. Competências sociemocionais em tempos de COVID-19. Thema, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 739-756, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.V22.2023.739-756.2081. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2081. Acesso em: 25 abr. 2025.

BISQUERRA, R. A. Educación emocional y bienestar, 6. ed. [S. l.]: Praxis Wolters Kluwer, 2000. Disponível em: https://corporacionlaudelinaaraneda.cl/wp-content/uploads/2020/11/Educacion-emocional-y-bienestar.pdf. Acesso em: 26 abr. 2025.

BISQUERRA, R. A. La educación emocional en la formación del profesorado. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, Espanha, v. 19, n. 3, p. 95-114, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/274/27411927006.pdf. Acesso em: 25 abr. 2025.

BISQUERRA, R. A. Educación emocional. Revista Padres y Maestros, Madrid, n. 337, p. 5-8, 2012. Disponível em: https://revistas.comillas.edu/index.php/padresymaestros/article/view/272. Acesso em: 25 abr. 2025.

BISQUERRA, R. A.; PÉREZ, N. E. Las competencias emocionales. Educación XXI, Madrid, v. 10, p. 61-82, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/706/70601005.pdf. Acesso em 25 abr. 2025.

BISQUERRA, R. A.; REBOLLEDO, C. C. Educación emocional y bienestar: por una práctica científicamente fundamentada. Revista Internacional de Educación Emocional y Bienestar, Ciudad de México, v. 1, n. 1, p. 9-29, 2021. DOI: https://doi.org/10.48102/rieeb.2021.1.1.4. Disponível em: https://rieeb.ibero.mx/index.php/rieeb/article/view/4. Acesso em: 26 abr. 2025.

BOROWSKI, T. CASEL’s framework for systemic social and emotional learning. Measuring SEL: Using data to inspire practice, [S. l.], v. 8, p. 1-7, 2019. Disponível em: https://measuringsel.casel.org/wp-content/uploads/2019/08/AWG-Framework-Series-B.2.pdf. Acesso em: 26 abr. 2025.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA, C. C. A.; MACEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220. Disponível em: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1220. Acesso em: 26 abr. 2025.

CANATTIERI, M. K.; PARANAHYBA, J. C. B.; SANTOS, S. V. Habilidades socioemocionais: da BNCC às salas de aula. Educação e Formação, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. e4406, 2018. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4406. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4406. Acesso em: 26 abr. 2025.

CARMO, W. B. Competências socioemocionais na escola: Incertezas e desafios. Altus Ciência, [S. l.], v. 17, n. 17, p. 36-48, 2023. Disponível em: http://revistas.fcjp.edu.br/ojs/index.php/altusciencia/about. Acesso em: 26 abr. 2025.

CAVALCANTI, V. T.; ASSIS, M. S.; FERREIRA, H. M. A prática de mindfulness para educação das emoções em “EAD”: caso de uma escola de governo do poder judiciário trabalhista. Cuadernos de Educación y Desarrollo, Espanha, v. 16, n. 8, p. 01-21, 2024. DOI: https://doi.org/10.55905/cuadv16n8-153. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/5378. Acesso em: 26 abr. 2025.

CHAVES, D.; MOTTA, V. C.; GAWRYSZEWSKI, B. Programa solução educacional: Uma formação para a resiliência em tempos de agudas contradições. Perspectiva, [S. l.], v. 38, n. 3, p. 01-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63255. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/63255. Acesso em: 26 abr. 2025.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Plataforma Sucupira: Classificação Qualis Periódicos - Quadriênio 2017–2020. 2024. Disponível em: https://sucupira-legado.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf. Acesso em: 26 abr. 2025.

DECARLI, C. Educação emocional e educação científica: Aproximações e possibilidades com a felicidade e o bem-estar social. 2022. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) – Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.

GOERGEN, L. R. B.; MAGALHÃES, C. R.; SPOHR, F. S. Dialogando com adolescentes sobre diferenças, identidades e bem-estar na escola e na vida. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 1329-1343, 2024. DOI: https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17484. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/17484. Acesso em: 26 abr. 2025.

GOLEMAN, D. Inteligência emocional: A teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LEAL, M. S.; MELO-SILVA, L. L.; TAVEIRA, M. C. Edu-Car para a vida e carreira: avaliação de um programa. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7364. Acesso em: 26 abr. 2025.

LOPES, J. L. S. Papel das instituições educacionais no desenvolvimento de competências emocionais. Revista OWL, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 407-429, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.11049512. Disponível em: https://www.revistaowl.com.br/index.php/owl/article/view/197/196. Acesso em: 26 abr. 2025.

MENDES, D. M. L. F.; SOUZA, A. B. M.; SOARES, A. R. C. J. Programa para promoção de competências emocionais em crianças para educadores (PROMCE-E): Relato de experiência. Estudos e Pesquisas em Psicologia, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 629-646, 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2023.77702. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/77702. Acesso em: 26 abr. 2025.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. IDEB: Brasil avança nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 14 ago. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/agosto/ideb-brasil-avanca-nos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental. Acesso em: 26 abr. 2025.

PAGE, M. J.; MCKENZIE, J. E.; BOSSUYT, P. M.; BOUTRON, I.; HOFF MANN, T. C.; MULROW, C. D.; SHAMSEER, L.; TETZLAFF, J. M.; AKL, E. A.; BRENNAN, S. E.; CHOU, R.; GLANVILLE, J.; GRIMSHAW, J. M.; HRÓBJARTSSON, A., LALU, M. M.; LI, T.; LODER, E. W.; MAYO WILSON, E.; MCDONALD, S.; MOHER, D. The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, [S. l.], v. 71, n. 23, 2021. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.n71. Disponível em: https://www.bmj.com/content/372/bmj.n71. Acesso em: 26 abr. 2025.

PFEILSTICKER, A. F. N. ONU, BNCC e Brasil: Localizando a educação socioemocional na atualidade. Amazônica, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 268-280, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/7772/5460. Acesso em: 27 abr. 2025.

POSSEBON, E. P. G.; POSSEBON, F. Descobrir o afeto: Uma proposta de educação emocional na escola. Contexto e Educação, [S. l.], v. 35, n. 110, p. 163-186, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.163-186. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/8925. Acesso em: 27 abr. 2025.

SALOVEY, P.; MAYER, J. D. Emotional intelligence. Imagination, Cognition and Personality, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 185-211, 1990. DOI: https://doi.org/10.2190/DUGG-P24E-52WK-6CD. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.2190/dugg-p24e-52wk-6cdg. Acesso em: 27 abr. 2025.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 1a ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014.

SILVA, A. B. Implicações de um programa de educação emocional baseado em mindfulness no bem-estar e nas competências socioemocionais de estudantes. Alcance, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 54-66, 2023. DOI: 10.14210/alcance.v30n2(Maio/Ago).p54-66. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/ra/article/view/19811. Acesso em: 27 abr. 2025.

SILVA, J. M.; MOURA, A. M.; BARBOSA, G. J. A.; MOTA, J. L. S.; CUNHA, R. S.; QUEIROZ, R. L.; SANTOS, T. F.; COUTINHO, D. J. G. Inteligência emocional. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 4152-4162, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n1-295. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6393/5656. Acesso em: 27 abr. 2025.

SIMÃO, A. A.; PINTO, M. L. A. Estado do conhecimento sobre as competências socioemocionais na formação do trabalhador: Uma análise a partir do ensino médio do Brasil e suas articulações com as exigências do capital via OCDE e instituto Ayrton Senna (2010-2019). Contrapontos, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 31-48, 2023. DOI: https://doi.org/10.14210/contrapontos.v23n1.p33-50. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/19041. Acesso em: 27 abr. 2025.

SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 102-106, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/?lang=en. Acesso em: 27 abr. 2025.

SUARÉZ, I. F.; GONZÁLEZ, K. S.; REY, M. M. L. R. Bases teóricas metodológicas de la educación emocional en el proceso de orientación educativa. Atenas, [S. l.], v. 62, p. 1-14, 2024. Disponível em: https://atenas.umcc.cu/index.php/atenas/article/view/984. Acesso em: 27 abr. 2025.

WEISSBERG, R. P.; DURLAK, J. A.; DOMITROVICH, C. E.; GULLOTTA, T. P. Social and emotional learning: Past, present, and future. In WEISSBERG, R. P.; DURLAK, J. A.; DOMITROVICH, C. E.; GULLOTTA, T. P. Handbook of social and emotional learning: Research and practice. The Guilford Press, 2015. p. 1-17. Disponível em: https://dl.icdst.org/pdfs/files4/ac0cf3818b2444d08b30fe685718bdcc.pdf. Acesso em: 27 abr. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-21

Como Citar

Santos de Farias, A., & Paloski, L. H. (2025). PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO BRASIL:: uma revisão crítica da literatura. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 481–500. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.19235

Artigos Semelhantes

<< < 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.