CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADES E PRÁTICAS EDUCATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18896Palavras-chave:
Educação, Direitos humanos, Diversidade, Educação emancipadora, Práticas educativasResumo
Este trabalho tem por objetivo discutir e compreender o modo como os direitos humanos e a
valorização da diversidade podem se integrar às práticas educativas fundamentadas em uma concepção
de educação voltada à formação crítica e emancipadora dos sujeitos. Entendemos que a relevância do
problema investigado reside no potencial transformador da educação, no sentido de se contrapor a uma
realidade objetiva excludente e de contribuir para a construção de outras possibilidades de constituição
do real que valorizem a pluralidade e promovam a igualdade e a justiça social. A pesquisa realizada é
qualitativa e bibliográfica, propondo uma reflexão filosófica do objeto investigado e tendo por referência
a hermenêutica fenomenológica ancorada nas investigações da Professora Maria Aparecida Viggiani
Bicudo (1999; 2006; 2020). O referencial teórico fundamenta-se principalmente nas seguintes autoras e
autores: Benevides (2024), Candau (2012; 2013; 2018), Coêlho (2012), Freire (1987; 1992; 2001), Reis
(2013; 2021), Sacavino (2009; 2022). Entendemos que os estudos voltados a pensar a relação direitos
humanos e educação nos leva inevitavelmente à compreensão de que tal tema não pode prescindir de
uma visão totalizante que considere as concepções de ser humano, sociedade e formação. Demonstram
o reconhecimento irreprochável de que os direitos humanos são constituídos historicamente e, portanto,
não podem ser concebidos como uma realidade dada, absoluta e dissociada das dimensões ética e
política, uma vez que tais questões estão essencialmente envolvidas com as contradições engendradas
pela realidade objetiva.
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