A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA EM PAULO FREIRE E ERNST BLOCH:

pedagogia da práxis e utopia concreta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18401

Palavras-chave:

Formação humana. Pedagogia da práxis. Esperança. Utopia concreta.

Resumo

O presente artigo debate a perspectiva da formação humana à luz do referencial teórico e
metodológico de Paulo Freire, inter-relacionando a premissa da humanização ao conceito de pedagogia
da práxis. A metodologia fundamenta-se em pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, tendo como
base, especialmente, a produção teórica de Paulo Freire em diálogo com o filósofo Ernst Bloch. A partir
do estudo proposto, evidencia-se que o processo de humanização é premissa fundamental para a visão
de educação em Paulo Freire, associando-se à vocação ontológica de ser mais. Assim, humanização
como fundamento de uma pedagogia da práxis, integra o processo histórico de luta política,
caracterizada pela busca da superação das condições opressoras que vivencia a classe trabalhadora na
sociedade contemporânea, ou seja, pretende o rompimento das situações de desumanização. Nesse
processo, a formação humana, através da educação, tem como alicerce a esperança

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Biografia do Autor

Caroline Terra de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Doutora e Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Licenciada em História e Pedagogia.Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Integra o grupo de pesquisa FEPráxis: Filosofia, Educação e Práxis Social. Contato: caroline.terraoliveira@gmail.com

Referências

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Oliveira, C. T. de. (2025). A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA EM PAULO FREIRE E ERNST BLOCH:: pedagogia da práxis e utopia concreta. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 634–652. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18401

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