A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO HUMANA EM PAULO FREIRE E ERNST BLOCH:
pedagogia da práxis e utopia concreta
DOI:
https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.18401Palavras-chave:
Formação humana. Pedagogia da práxis. Esperança. Utopia concreta.Resumo
O presente artigo debate a perspectiva da formação humana à luz do referencial teórico e
metodológico de Paulo Freire, inter-relacionando a premissa da humanização ao conceito de pedagogia
da práxis. A metodologia fundamenta-se em pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, tendo como
base, especialmente, a produção teórica de Paulo Freire em diálogo com o filósofo Ernst Bloch. A partir
do estudo proposto, evidencia-se que o processo de humanização é premissa fundamental para a visão
de educação em Paulo Freire, associando-se à vocação ontológica de ser mais. Assim, humanização
como fundamento de uma pedagogia da práxis, integra o processo histórico de luta política,
caracterizada pela busca da superação das condições opressoras que vivencia a classe trabalhadora na
sociedade contemporânea, ou seja, pretende o rompimento das situações de desumanização. Nesse
processo, a formação humana, através da educação, tem como alicerce a esperança
Downloads
Referências
BLOCH, Ernst. O princípio esperança. Rio de Janeiro: EdUERJ: Contraponto, 2005.
BLOCH, Ernst. O princípio esperança. Rio de Janeiro: EdUERJ: Contraponto, 2006.
FREIRE, Paulo. O papel da educação na humanização. Revista Paz e Terra, São Paulo, ano IV, n. 9, p. 123-132, out. 1969.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 60ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016a.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Prefácio: Ernani Maria Fiori. 60ª. ed. São Paulo, Paz e Terra, 2016b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2016c.
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016d.
FREITAS, Ana Lúcia Souza de. Pedagogia da conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
MÜNSTER, Arno. Ernst Bloch: filosofia da práxis e utopia concreta. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Momento - Diálogos em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.