<b>Educação infantil: o brincar e os procedimentos didáticos no campo dos valores</b>

Autores

  • Carla Paula Brondi Calabria Cersosimo
  • Rosemary Jolig
  • Jussara Cristina Barboza Tortella

Palavras-chave:

Brincar, Educação em Valores, Respeito - playing, Education in Values, Respect.

Resumo

A presente pesquisa parte de reflexões provindas do acompanhamento da prática de professores de Educação Infantil. Ouvem-se queixas constantes por parte dos professores sobre condutas de seus alunos de 4 a 6 anos que são consideradas desrespeitosas e que estes se envolvem apenas com brincadeiras. Os participantes desta pesquisa foram quatro professoras de classe e quatro auxiliares de classe de uma escola particular da cidade de São Paulo. O problema que norteou a presente pesquisa foi : O professor que utilizar o brincar como processo para o desenvolvimento da afetividade, observando os limites característicos da faixa etária, terá um grupo de alunos mais respeitosos, colaborativos e cooperativos? O fato de o professor planejar, organizar procedimentos didáticos e analisar sua própria prática no campo dos valores, priorizando o brincar, pode modificar o número e a forma de resolver situações conflituosas em sala de aula? Para tanto, objetivou-se analisar se o planejamento, a organização de procedimentos didáticos e a análise da prática no campo dos valores, priorizando o brincar, modificam o número e a forma de resolver situações conflituosas apontadas por professores em salas de aula de Educação Infantil. Foram utilizados três instrumentos: 1. ficha de observação; 2. observação de situações de intervenção; 3. questionário. A análise qualitativa dos dados demonstrou que o planejamento, a organização de procedimentos didáticos priorizando o brincar podem auxiliar na resolução de situações conflituosas. Avanços tanto na atuação dos docentes demonstrados nos registros, quanto nos procedimentos de resolução de conflitos utilizados pelas crianças, puderam ser observados durante a realização desta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Paula Brondi Calabria Cersosimo

Pedagoga e especialista pelo curso “As relações interpessoais e a construção da autonomia moral” da Universidade de Franca.

Rosemary Jolig

Pedagoga e especialista pelo curso “As relações interpessoais e a construção da autonomia moral” da Universidade de Franca.

Jussara Cristina Barboza Tortella

Membro do Laboratório de Psicologia Genética/UNICAMP Membro do GEPEM/UNICAMP Docente convidada da UNIFRAN

Downloads

Publicado

2011-09-03

Como Citar

Cersosimo, C. P. B. C., Jolig, R., & Tortella, J. C. B. (2011). <b>Educação infantil: o brincar e os procedimentos didáticos no campo dos valores</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 19(2), 89–103. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1521

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.