<b>Estresse em estudantes de engenharia</b>

Autores

  • Patricia Ester Thomaz
  • Luciano Baracho Rocha
  • Vicente Machado Neto

Palavras-chave:

Educação. Saúde

Resumo

O artigo tem por finalidade estudar o estresse em estudantes de um curso de engenharia da cidade de Curitiba. Embora o estresse possa ser considerado também como fator positivo aos sujeitos, quando as respostas aos agentes estressores são suaves e leves, a noção mais frequentemente disseminada e nociva é aquela em que o agente estressor tem um caráter negativo e mais prolongado, que denota maior gravidade. Atividades acadêmicas, sociais,profissionais, provas, prazos a serem cumpridos, aprendizado de novas tecnologias em curto período de tempo, a busca de um estágio ou colocação no mercado de trabalho e em meio a tudo isso, o processo de construção de uma identidade profissional. São variáveis que se entrelaçam e podem facilitar o surgimento do estresse em estudantes. Caracterizamos o presente estudo como pesquisa descritiva, sendo que a apreciação dos dados dar-se-á sob uma abordagem qualitativa e o método utilizado é o estudo de caso. A amostra foi composta por 84 estudantes de engenharia. Conclui-se o estudo apontando a necessidade de intervenções que contemplem o conjunto de estudantes mais afetados, além de viabilizar propostas para minimizar e evitar problemas de evasão escolar. Palavras-chave: Educação. Saúde. Estresse. Currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Ester Thomaz

Psicóloga Especialista em Saúde da Família.Universidade Federal de Santa Catarina

Luciano Baracho Rocha

Mestre em Engenharia Elétrica. Faculdade de Engenharia Elétrica da UNICAMP. Professor do Departamento de Eletrônica da UTFPR – Campus Curitiba. Professor e membro da Comissão Curricular Permanente do Curso.

Vicente Machado Neto

Doutor em Engenharia Elétrica. Universidade Federal de Santa Catarina na área de Metrologia. Coordenador do Curso de Engenharia Industrial Elétrica – Eletrônica/Telecomunicações. Preside o Colegiado e a Comissão Curricular Permanente do Curso.

Downloads

Publicado

2012-04-03

Como Citar

Thomaz, P. E., Rocha, L. B., & Neto, V. M. (2012). <b>Estresse em estudantes de engenharia</b>. Momento - Diálogos Em Educação, 20(1), 73–86. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/1947

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.