Paisagens biopolíticas: a produção da saúde, beleza e potência corporal dos sujeitos fumantes e não fumantes

Camilo Darsie, Betina Hillesheim, Douglas Luís Weber

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar algumas das pedagogias culturais relacionadas ao controle do tabagismo no Brasil e fora dele. Entende-se que, por meio das paisagens urbanas, as campanhas de combate ao fumo instituem saberes e pautam comportamentos considerados mais adequados quando avaliados pelos preceitos da saúde, operando sobre a população em espaços não formais. Nesta direção, as paisagens urbanas podem ser pensadas como pedagogias culturais já que funcionam como tecnologias biopolíticas que produzem sujeitos engajados no que se refere ao controle e à manutenção de seus corpos e saúde. Nesta direção, a beleza e a potência física estão diretamente associadas à saúde.

Palavras-chave


Saúde – Pedagogias Culturais - Biopolítica

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Paula Deporte de; COSTA, Marisa Vorraber. Nos rastros do conceito de pedagogias culturais: invenção, disseminação e usos. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 33, p. 01-23, 2017.

__________. Usos e possibilidades do conceito de pedagogias culturais nas pesquisas em estudos culturais em Educação. Textura, Canoas, v. 17 n. 34, p.48-63, mai./ago. 2015.

CARLOS, Ana Fani A. A (re)produção do espaço urbano. São Paulo: Edusp, 1994.

CASTIEL, Luis David. A medida do possível... saúde, risco e tecnobiociências. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/Editora Fiocruz, 1999.

CASTILHO, Ricardo; FREDERICO, Samuel. Espaço geográfico, produção e movimento: uma reflexão sobre o conceito de circuito espacial produtivo. Sociedade e Natureza, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 461-474, dez. 2010.

COSTA, Luís Artur. Estado dispersivo e biopolítica contemporânea: alguns percursos genealógicos da emergência do presente. In: MARASCHIN, Cleci; TIRADO, Francisco Javier. (org.). Biossegurança e biopolítica no século XXI. Abrapso, Porto Alegre, p. 201-224, 2017.

COSTA, Marisa Vorraber. ANDRADRE, Paula Deporte. Na produtiva confluência entre educação e comunicação, as pedagogias culturais contemporâneas. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 843-862, maio/ago. 2015.

DARSIE, Camilo. Territórios de exclusão: Educação em saúde e representações de fumantes no espaço público. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Canoas, 2006.

__________. SANTOS, Luis Henrique Sacchi. Espaço, paisagem e biotecnologia: promessas e realidades apresentadas no filme ‘A ilha’. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 13, n. 44, p. 249–255, Dez. 2012.

FIGUEIREDO, Débora de Carvalho; NASCIMENTO, Fábio Santiago; RODRIGUES, Maria Eduarda. Discurso, culto ao corpo e identidade: representações do corpo feminino em revistas brasileiras. Ling. (dis)curso, Tubarão , v. 17, n. 1, p. 67-88, abr. 2017.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collége de France (1975-1976). Tradução Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. In: Educação e Realidade. v.22, n.2. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, jul./dez. 1997.

HILLESHEIM, Betina. Políticas públicas e educação: desdobramentos para a pesquisa. Revistas Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.10, n.3, p. 788-796, 2015.

MEYER, Dagmar; MELLO, Débora Falleiros; VALADÂO, Marina Marcos; AYRES, José Ricardo de Carvalho Mesquita. “Você aprende. A gente ensina?”. Interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cad. de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 6, p. 1335-1342, jun. 2006.

NETTLETON, Sarah. Governing the risk self; how to become healthy, wealthy and wise. In: PETERSEN, Alan & BUNTON, Robin (Orgs.). Foucault, health and medicine. Routledge, London/New York, 1997.

NOGUERA-RAMIREZ, Carlos E. O governamento pedagógico: da sociedade de ensino para a sociedade de aprendizagem. 2009. 266f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SALGUEIRO, Teresa Barata. Cidade Pós-Moderna: espaço fragmentado. In: Revista Território, Rio de Janeiro, v. 3, n. 4, jan-jul. 1997.

SANTOS, Luís H. Sacchi dos. Para onde foi a Aids? A (in)visibilidade da epidemia. In: ZAGO, Luiz F. (org.). Cadernos Obscenos – a erotização do cuidado. Volume III. Somos Comunicação, Saúde e Sexualidade, Porto Alegre, 2011.

__________. Dos corpos desterrados aos corpos cheios de força: representações de corpo e de saúde em anúncios de anti-retrovirais. In: SOMMER, Luís Henrique; BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Educação e cultura contemporânea: articulações, provocações e transgressões em novas paisagens. Canoas: Ed. ULBRA, 2006.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: Hucitec, l997.

SARLO, Beatriz. La ciudad Vista – mercancías y cultura urbana. Buenos Aires: Siglo Veinteiuno, 2009.

SIBILIA, Paula. O homem pós-orgânico: corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de janeiro: Relume/Duramá, 2002.

SILVA, Júlio César Felix da. Categorias analíticas da Geografia: caminhos para leitura do espaço geográfico. Revista Diálogos, n. 14, ago./set. 2015.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade – uma introdução aos estudos do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

__________. O currículo como fetiche - a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

__________. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

STREET, Annette F. Ask your doctor: the construction of smoking in advertising posters produced in 1946 and 2004. In: Nursing Inquiry, v. 11, n. 4, 2004.

SUERTEGARAY, Dirce. Espaço Geográfico Uno e Multiplo. Scripta Nova, Barcelona, n. 93, 2001.

SZKLO, André Salem et al. Estratégia de recrutamento de fumantes no metrô do Rio de Janeiro, Brasil, para ampliar o acesso a linhas telefônicas de apoio à cessação: impacto da novidade. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 11, p. 2524-2528, Nov. 2009.

World Health Organization. WHO Framework Convention on Tobacco Control. Gêneva, 2003.

WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; COSTA, Marisa Vorraber; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. Sobre a emergência e a expansão dos Estudos Culturais em educação no Brasil. Rev. Educação, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 32-48, jan.-abr. 2015.




DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v26i2.7346

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


MOMENTO - Diálogos em Educação, E-ISSN 2316-3100, Rio Grande/RS, Brasil

PROPESQ
PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ