O troca de estilos fabricando jovens incansáveis mutantes: uma análise com os estudos culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.6732

Palavras-chave:

Artefato Cultural, Corpo, Estudos Culturais

Resumo

A partir dos trechos extraídos do programa de televisão Troca de Estilos e das contribuições dos Estudos Culturais em Educação sob a perspectiva teórica pós-estruturalista, buscamos analisar o exercício de pedagogias culturais que atuam educando mulheres, regulando suas condutas e operando sobre seus corpos por meio de discursos veiculados nesse artefato cultural. Finalizamos o artigo com reflexões e questionamentos que possibilitam repensar algumas “verdades” naturalizadas e que podem ser desconstruídas e/ou ressignificadas de modo a instigar os sujeitos a pensarem sobre as diferenças para além do corpo e do estilo vigente da moda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Sampaio Zdradek, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Dinah Quesada Beck, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS e Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

____. 44 cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

COSTA, Marisa Vorraber. A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

____. Mídia, magistério e política cultural. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Estudos culturais em educação. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2000, p. 73-91.

____. ANDRADE, Paula Deporte de. Na produtiva confluência entre educação e comunicação, as pedagogias culturais contemporâneas. In: 36º ANPED, Goiânia, 2013.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das letras, 2011.

FERREIRA, Maurício dos Santos. Espetacularização da carreira docente: prêmio professores do Brasil como prática da economia da educação. 245f. (Tese) Doutorado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (Faculdade de Educação, UFRGS), Porto Alegre, 012.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. O estatuto pedagógico da mídia: questões de análise.

Educação & Realidade, v. 22, nº 22, jul./dez. 1997, p. 59-80. 1997

______. Problematizações sobre o exercício de ver: mídia e pesquisa em educação. In: Revista Brasileira de Educação, n.º 20. Campinas: Editores Associados/ANPEd, maio/jun./jul./ago., 2002, p. 83-94.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal; 1977.

____. História da sexualidade III: o cuidado se si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

____. Do Governo dos Vivos. Curso no Collège de France, 1979-1980 (excertos). Rio de Janeiro: Achiamé, 2010.

GARBIN, Elisabete Maria; RODRIGUES, Anderson Corrêa; PEREIRA, Angélica Silvana; MANSKE, George Saliba; SANTOS, Lisiane Gazola; ROSSI, Rossana Cassanta; CAMOZZATO, Viviane Castro. Identidades Juvenis em Territórios Culturais Contemporâneos. Unirevista, v. 1, nº2, 2006.

LAZZARATO, Maurizio. Signos, Máquinas, Subjetividades. São Paulo: Edições Sesc, 2014.

LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Orgs). Metodologias de Pesquisas Pós-Críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.

MOMO, Mariângela; COSTA, Marisa Vorraber. Crianças escolares do séxulo XXI: para se pensar uma infância pós-moderna. Cadernos de pesquisa, v. 40, nº 141, p. 965-991, 2010.

____, Mariângela; CAMOZZATO, Viviane. O inescapável consumo de si mesmo: pensando a fabricação dos sujeitos contemporâneos. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.) A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

SABAT, Ruth. Pedagogia cultural, gênero e sexualidade. Revista de Estudos Feministas, 09-4-21, 2001.

SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.) Identidade e Diferença: A perspectiva dos Estudos

Culturais. Petrópolis, Editora Vozes, 2000.

____. (Org.) Documentos de Identidade: uma introdução as teorias do currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 2001.

____. Alienígenas na sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação.7.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

STEINBERG, Shirley;KINCHELOE, Joe. Introdução. In : STEINBERG, Shirley; KINCHELOE, Joe. (orgs.). Cultura infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

SOARES, Carmem Lúcia. Pedagogias do corpo: higiene, ginásticas, esporte. In: VEIGA-NETO, Alfredo; RAGO, Margareth (Org). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

VEIGA-NETO, Alfredo; RAGO, Margareth (Orgs). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica: 2013.

____. Olhares. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org): Caminhos Investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

Downloads

Publicado

2017-07-15

Como Citar

Zdradek, A. C. S., & Beck, D. Q. (2017). O troca de estilos fabricando jovens incansáveis mutantes: uma análise com os estudos culturais. Momento - Diálogos Em Educação, 26(1), 30–43. https://doi.org/10.14295/momento.v26i1.6732

Edição

Seção

Dossiê temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)